Notícias
Orquídeas na Primavera está de volta ao Jardim Botânico do Rio exaltando as Cattleyas brasileiras
Cattleya warneri rosada | Divulgação
A exposição que durante quase duas décadas encanta cariocas e visitantes está de volta! Durante três dias, o Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro receberá a já consagrada exposição “Orquídeas na Primavera”, uma variadíssima e colorida mostra de plantas que, após dois anos, volta a fazer parte da agenda cultural da Cidade. A partir do dia 31 de outubro e durante os dias 1 e 2 de novembro, o evento, organizado pela OrquidaRio Orquidófilos Associados, oferece palestras sobre cultivo, oficina de ilustração botânica, stands de vendas de orquídeas e o SOS, que orienta sobre cuidados e doenças.
Esta edição do evento tem como tema “As espécies brasileiras de Cattleya”. A partir da abertura dos portos, bem no início do século XIX, vários relatos e gravuras comprovam o fascínio que a natureza exuberante da paisagem da cidade exercia sobre os que chegavam aqui. Naquela época crescia, na Europa, o interesse pelas orquídeas tropicais e muitos foram enviados especialmente para procurar e coletar nossas belas espécies de flores grandes. Cattleya intermedia, Cattleya guttata e Cattleya forbesii podiam ser encontradas em quantidade entre a vegetação que crescia em Copacabana, Ipanema e Leblon, ao redor das lagoas e em vários outros pontos da cidade. O gênero Cattleya foi estabelecido por John Lindley em 1824, em homenagem ao horticultor inglês William Cattley, que cultivou a primeira flor desse gênero em solo europeu. A exuberância e o exotismo da planta encantam colecionadores desde então.
Hoje, o gênero abrange espécies da América Central e América do Sul. No Brasil, são dois os biomas mais ricos em número de espécies de Cattleya: Mata Atlântica, com o maior número de espécies (52) seguida de perto pelo Cerrado (47). Como a natureza sempre surpreende, a aposta é que Cattleya schilleriana e Cattleya warneri estejam no auge de suas florações durante os três dias de exposição.
A Cattleya schilleriana se destaca pelo colorido de suas flores, ocorre na Mata Atlântica em habitat extremamente úmido. Tem perfume suave, lembrando baunilha. Já a Cattleya warneri que também floresce na primavera, encanta por ter as maiores flores do gênero, podendo atingir 22cm de diâmetro, em número de duas a seis por haste. Nas últimas décadas, com o crescimento da nossa Cidade, muitos ambientes naturais desapareceram e algumas espécies nativas não ocorrem mais no município. Compartilhar conhecimento e ajudar na preservação da família Orchidaceae é a missão da OrquidaRio nas mostras que promove.
Durante o evento, serão oferecidas oficinas gratuitas de cultivo de orquídeas, palestra sobre manejo de pragas e doenças em orquídeas e plantão SOS orquídeas com um agrônomo para tirar dúvidas. Também haverá um workshop de Ilustração Botânica em aquarela, com a artista Dulce Nascimento, com inscrição pelo whatsapp (21) 99999-0116.
Exposição Orquídeas na Primavera
Datas: 31/10, 1 e 2/11/2025
Horário: das 8h às 17h
Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Os ingressos de entrada no JBRJ podem ser adquiridos na bilheteria (em dinheiro ou pix) ou pelo site jbrj.eleventickets.com com pix ou cartão de crédito.