Notícias
Novos servidores do Jardim Botânico do Rio tomam posse em cerimônia na ENBT
Novos servidores, diretores e presidente do JBRJ
Os servidores aprovados no concurso público para o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro tomaram posse nesta segunda-feira (4/8), em cerimônia realizada na Escola Nacional de Botânica Tropical. Os novos servidores vão ocupar cargos de pesquisador, tecnologista e analista em Ciência e Tecnologia.
O presidente da instituição, Sergio Besserman Vianna, o diretor de Gestão, Eliezer de Sousa Nunes, a diretora de Conhecimento, Ambiente e Tecnologia, Marcia Faraco, o diretor de Pesquisa Científica, Leonardo Tavares Salgado, a diretora da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), Marinez Ferreira de Siqueira, e o diretor do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNC/Flora), Gustavo Martinelli, estiveram presentes.
Ao abrir a cerimônia, o presidente da Comissão Especial de Concurso Público do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Paulo Victor de Sousa Almeida, ressaltou que, para que o processo fosse concluído em apenas doze meses, uma equipe de 10 pessoas trabalhou com empenho exemplar.
- A seleção de vocês foi pautada no compromisso com a ciência, com o avanço do conhecimento e com a proteção da flora e funga brasileiras. Ser servidor público é muito mais que exercer uma profissão, é contribuir para o funcionamento do Estado e, sobretudo, para concretização de políticas públicas. Hoje vocês se tornam guardiões da biodiversidade brasileira – sublinhou.
Em seguida, o diretor do CNCFlora abordou o trabalho desenvolvido pelo Centro e o papel dos novos servidores no Centro.
- Hoje começa uma nova fase na trajetória profissional de vocês a serviço da conservação da biodiversidade brasileira. O CNCFlora é uma referência nacional na avaliação de riscos de extinção de espécies da flora, no planejamento de planos de ação para conservação dessas espécies ameaçadas e na produção de dados e ferramentas que orientam políticas públicas de conservação do uso sustentável. É justamente a contribuição de cada novo servidor que torna possível fortalecer essa missão – ressaltou Gustavo Martinelli.
Já Marinez Siqueira destacou as atividades de pós-graduação e extensão da ENBT e a participação dos novos funcionários naquela unidade.
- Deixo a Escola de portas abertas a vocês para trabalharmos juntos, de forma colaborativa, na expansão do ensino e da extensão – afirmou Marinez de Siqueira.
O diretor de Pesquisa Científica fez coro com Marinez Siqueira.
- Somos uma instituição que trabalha em conjunto, e essa é uma conquista coletiva de toda a instituição. Vocês vão circular entre as diferentes diretorias para continuarmos avançando na pesquisa, no ensino, na conservação da nossa biodiversidade – Leonardo Tavares Salgado.
A diretora de Conhecimento, Ambiente e Tecnologia também lembrou que o Jardim Botânico do Rio é uma instituição de pesquisa científica, educação ambiental e um ponto turístico reconhecido mundialmente.
- Vocês agora assumem um papel fundamental em uma das instituições mais antigas e respeitadas do país, um centro de pesquisa e de ensino, símbolo de conservação da biodiversidade e um patrimônio vivo do turismo carioca. O Jardim Botânico é grande pela sua história, mas é maior ainda pelo que fazemos juntos todos os dias – afirmou Márcia Faraco.
O diretor de Gestão, Eliezer de Sousa Nunes, destacou a trajetória de dedicação dos servidores do concurso à posse.
- Vocês venceram e conseguiram chegar até aqui. Vocês ganham e o Jardim Botânico ganha. O Jardim Botânico é de vocês e vocês são do Jardim Botânico.
Ao encerrar a cerimônia, o presidente Sergio Besserman Vianna deu as boas-vindas aos novos servidores e agradeceu o empenho da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para a realização do concurso público.
- Faço um agradecimento especial à ministra Marina e à equipe do MMA, que nos deram todo o apoio para que esse concurso acontecesse. Agradeço também aos diretores do Jardim, ao Paulo Victor e sua equipe e aos servidores do gabinete da presidência. Tenho a honra de ser servidor público há 45 anos. O parabéns para vocês é enorme. É uma enorme conquista e uma grande responsabilidade. Estão entrando no serviço público no momento de uma grande crise de biodiversidade de proporções gigantescas, com grande incerteza e muito assustadora. O futuro da humanidade dependerá de como nós a enfrentaremos. Vocês, com muito esforço e dedicação, estão aqui para que essa instituição possa desempenhar o papel que lhe cabe no enriquecimento da biodiversidade brasileira, na proteção das espécies ameaçadas de extinção, no apoio técnico-científico em muitas políticas públicas. Ao passar nesse concurso, vocês também ganharam um propósito nesse momento da história humana – finalizou o presidente do JBRJ.
Em seguida, Sergio Besserman Vianna entregou os termos de posse e os crachás funcionais aos novos servidores: Aline da Silva Costa, Amanda de Oliveira Barros, Andre Monnerat Lanna, Caetano Troncoso Oliveira, Damaris de Oliveira Santos, Jacqueline de Souza Lima, Jessyca Adelle Silva Santos, Livia Vieira Araujo de Castilho, Lucas Costa Monteiro Lopes, Marcio Verdi (analistas de Ciência e Tecnologia), Domingos Benício Oliveira Silva Cardoso, Guilherme Gerhardt Mazzochini, Luis Felipe Daibes de Andrade, Ricardo da Gama Bahia, Ricardo Sousa Couto (pesquisadores), Diego Belo da Silva, Jorge Makhlouta Alonso, Paolo de Castro Martins Masson e Rodrigo Tomazetto de Carvalho (tecnologistas).
Clique aqui e assista à cerimônia no Youtube.
