Notícias
Museu do Jardim Botânico promove atividades em prol da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência
O Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência é celebrado no Brasil neste domingo, 21 de setembro. O Museu do Jardim Botânico realiza atividades de 19 a 21 deste mês, com programação especial no domingo para marcar a data.
Confira as atividades do Museu do Jardim Botânico neste fim de semana. A entrada do Museu é gratuita. O acesso é pela Rua Jardim Botânico, 1008.
Visita Cognitiva Sensorial | 9h
Data: 19 e 21/09 (sexta e domingo)
No horário exclusivo para pessoas deficientes intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme a Lei Municipal nº 6.278, o Museu adapta suas exposições com ajustes sonoros e objetos sensoriais, criando um ambiente acolhedor. A visita mediada convida o público a explorar o espaço por meio de diferentes sentidos. Especialmente, na visita de domingo, haverá tradução em libras.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento.
Público: Pessoas deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.
Vagas: 20, por ordem de chegada.
Jogos Botânicos | 10h30 às 12h e 14h30 às 16h30
Data: 20/09 (sábado)
Jogos educativos que estimulam o aprendizado sobre espécies botânicas, biomas e a biodiversidade brasileira, de forma lúdica e colaborativa.
Local: Sala Multiuso
Público: A partir de 6 anos
Vagas: 10 por sessão
Visita Cognitiva Sensorial: Em Busca da Árvore Perdida + Jardim Sensorial JBRJ | 10h30
Data: 21/09 (domingo)
Visita multissensorial pelas exposições do Museu e pelo Jardim Sensorial do JBRJ, com mediação dos nossos educadores e presença de intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A atividade promove a interação com elementos naturais e materiais táteis, valorizando diferentes formas de percepção e expressão.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: crianças e famílias
Vagas: 20, por ordem de chegada.
Visita Educativa: Da floresta ao Laboratório | 14h30
Data: 21/09 (domingo)
Conduzida por um educador e por um intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visita destaca as pesquisas realizadas pelo JBRJ, que vão da floresta ao laboratório. O percurso pela exposição principal do Museu revela a riqueza da flora brasileira e mostra como o conhecimento científico contribui para a conservação de espécies e a formulação de políticas públicas no país.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: Crianças e famílias
Vagas: 20, por ordem de chegada.
Saberes Ancestrais: Macramê | 14h e 16h
Data: 21/09 (domingo)
A oficina é inclusiva para pessoas com deficiência visual e proporciona através do tato, o contato com uma técnica que envolve o entrelace de nós utilizando a sensibilidade das mãos. A atividade será acompanhada por um intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Local: Sala Multiuso
Público: A partir de 10 anos
Vagas: 10 por sessão.