Notícias
MMA celebra, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Dia Internacional da Biodiversidade com avanços na proteção dos biomas brasileiros
Iara Vasco, Rodrigo Agostinho, Sergio Besserman Vianna, João Paulo Capobianco, ministra Marina Silva, ministra Anielle Franco, Rita Mesquita, Aloisio Mercadante e Celso Pansera | Foto: Carolina Morena/JBRJ
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) sediou a cerimônia em comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade organizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) na manhã desta quinta-feira, 22 de maio. O evento contou com a presença da ministra do MMA Marina Silva, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Aloisio Mercadante, do secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, da secretária de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBio), Rita Mesquita, e do presidente da Finep, Celso Pansera. Na cerimônia, foi lançado um conjunto de ações para fortalecer e avançar na proteção dos biomas brasileiros.
O presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sergio Besserman Vianna elogiou a equipe "unida e de excelência" do MMA e dos órgãos vinculados e parceiros, que possibilitaram as entregas a serem anunciadas na cerimônia, de que participaram também o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e Iara Vasco Ferreira, diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, representando o presidente do ICMBio, Mauro Pires.
O presidente do JBRJ destacou o papel da conservação ex-situ (fora do habitat de origem) das espécies ameaçadas. Falou também da importância das pesquisas e conhecimentos produzidos na instituição, bem como do apoio da sociedade civil para a conservação das espécies da flora brasileira, sem prejuízo da bioecomia e com a adoção de protocolos técnico-científicos. Besserman Vianna agradeceu ainda a sensibilidade do MMA por ter aprovado a elevação do Centro Nacional de Conservação da Flora, que comemorou 15 anos de criação, à diretoria do JBRJ, garantindo a integração das ações de conservação.
Fortalecimento da pesquisa - No evento, que teve lugar no Teatro da EcoVilla, foram assinados, com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, dois documentos. Primeiro, o Termo de Convênio do Projeto Biodiversa Brasil do Programa “Política com Ciência” – Programa de Apoio a Políticas Públicas Baseadas em Conhecimento Científico. O convênio prevê recursos de R$ 22 milhões de reais, que serão utilizados para a expansão do Herbário do JBRJ, adequação e modernização dos prédios de laboratórios e aquisição de novos equipamentos para o datacenter. Está prevista ainda a contratação de bolsistas de botânica, zoologia, microbiologia, paleontologia, ecologia, bioquímica e tecnologia da informação para o desenvolvimento e consolidação das bases de dados do JBRJ.
CTJB - O segundo documento foi a Portaria Conjunta MMA e JBRJ de Criação da Comissão Técnica de Jardins Botânicos (CTJB), que permitirá o retorno à operação do Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos. Com o aumento no registro e reconhecimento de mais jardins botânicos, espera-se que mais instituições desse tipo venham a ser auxiliadas pelo Programa de Apoio a Jardins Botânicos, ação sob coordenação da Diretoria de Pesquisa Científica do JBRJ. Esse apoio é relevante principalmente para o diagnóstico e incremento das estratégias de conservação ex-situ.
“Nós precisamos de mais jardins botânicos nas cidades brasileiras, mostrando para a sociedade de cada lugar a importância da biodiversidade daquele lugar” afirmou a secretária da SBio/MMA, Rita Mesquita. “Que todas as nossas crianças tenham acesso a informações de qualidade e experiências de qualidade de interação com a natureza, para que esta se torne um patrimônio - que temos a responsabilidade de proteger”, disse ela, acrescentando que o povo brasileiro tem direito a um ambiente saudável e que poucos países têm feito tanto esforço para proteção de seus biomas e suas espécies quanto o Brasil. “Que o Brasil seja um país seguro para elas também”, concluiu.
Outras entregas - Durante a cerimônia, foi assinado também o Acordo de Cooperação Técnica entre SBio/MMA, Ibama e ICMBio para implementação da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg) e do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg). A ministra Anielle Franco e o presidente do BNDES, Aloisio Mercadante, por sua vez, anunciaram as duas entidades selecionadas como Parceiro Gestor que executarão a iniciativa Naturezas Quilombolas de apoio às comunidades quilombolas da Amazônia Legal, com recursos do Fundo Amazônia – BNDES.
A aprovação pelo Senado, na véspera, do PL 2159/2021, que desmonta o licenciamento ambiental no Brasil, foi uma preocupação presente nas falas de todas as autoridades e convidados, entre os quais o deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc e a secretária de Meio Ambiente do município do Rio de Janeiro, Tainá de Paula.
Cerimônia de plantio - Após a cerimônia, a ministra Marina Silva fez o plantio de um ipê-amarelo (Handroanthus riodocensis), espécie ameaçada de extinção, no Arboreto do Jardim Botânico, para comemorar os 15 anos do Centro Nacional de Conservação da Flora. O diretor do CNCFlora, Gustavo Martinelli, agradeceu à sua equipe e ao Ministério.“Esse plantio representa o compromisso do Estado brasileiro com a conservação da biodiversidade”, disse Martinelli. Ele anunciou o lançamento de sete publicações - entre as quais dois Planos de Ação Nacional - o PAN Hileia Baiana e PAN Bacia do Alto Tocantins, bem como, em breve, do Painel de Dados sobre a conservação da flora brasileira.
Marina Silva afirmou que esse plantio é uma homenagem a todos que cuidam da biodiversidade, inclusive os quilombolas, os povos indígenas e as comunidades tradicionais. A ministra lembrou que esse dia de celebração é também um momento que deve nos colocar em estado de alerta, porque o projeto de lei que desmonta o licenciamento ambiental representa uma grave ameaça à biodiversidade. Ela concluiu agradecendo e parabenizando “a todos vocês e todos nós que ajudamos para que a biodiversidade seja usada com sabedoria, restaurada no que foi perdido e protegida naquilo que a natureza ainda mantém”.
O evento do Dia Internacional da Biodiversidade no Jardim Botânico do Rio de Janeiro é parte da Quinzena da Biodiversidade, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O vídeo do evento no JBRJ está disponível no canal do MMA no YouTube.



