Notícias
Manual para cultivo de samambaias está disponível ao público
O manual foi desenvolvido para coleções de samambaias em jardins botânicos
Escrito pela pesquisadora Claudine Massi Mynssen, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Biodiversidade da Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ, e a jornalista Marcela Bial, o “Manual para cultivo de samambaias em jardins botânicos” está disponível ao público no site do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Para acessar o e-book, basta clicar aqui
O manual foi desenvolvido para coleções de samambaias em jardins botânicos, mas também pode ser usado por paisagistas e colecionadores. O principal objetivo da obra é abordar as coleções em jardins botânicos, a importância da coleção ex situ, suas características e desafios de manutenção. O manual aborda as técnicas de coleta, cultivo, produção de mudas, irrigação e manutenção de banco de dados.
Atualmente, as samambaias e licófitas do Jardim Botânico do Rio totalizam 101 espécies, pertencentes a 47 gêneros e 24 famílias. A maior parte está reunida em duas estufas, a do Mestre Valentim e a de Sombra do Horto Florestal, que reúnem 70% das espécies do Jardim. As demais ocorrem no arboreto. Dentre as espécies cultivadas, há cinco em risco de extinção, Adiantum mynsseniae, Dicksonia sellowiana, Anemia blechnoides, Doryopteris rediviva e Pteris congesta.
A Estufa de Sombra do Horto Florestal é o local onde se encontra o acervo científico, e não é aberta aos visitantes. Na Estufa do Mestre Valentim, as plantas estão em exposição aos visitantes.