Notícias
Livro que propõe olhar humanista sobre o SUS lançado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
A publicação reúne textos de profissionais, acadêmicos e artistas, buscando uma reflexão que vai além das políticas públicas
Texto: Centro Cultural do Ministério da Saúde
O Sistema Único de Saúde (SUS) é mais do que uma política pública: é uma rede viva de profissionais, pesquisadores, pacientes, gestores e cidadãos que, ao longo da história, vêm construindo e defendendo o direito universal à saúde. Essa trajetória, feita de conquistas e desafios, ganha novas camadas de reflexão no livro SUS: Humanidades na procura por caminhos possíveis, que será lançado em um evento gratuito e aberto ao público no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no dia 18 de setembro, das 9h às 13h.
Publicada pela Editora do Ministério da Saúde e disponibilizada pela Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS), a publicação reúne textos de profissionais, acadêmicos e artistas, buscando uma reflexão que vai além das políticas públicas. O lançamento acontece na Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico. O livro já está disponível para download aqui.
A publicação nasceu da iniciativa do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS/CGDI/SAA/SE) e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Saúde, do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Liepas/Unirio) e conta com a parceria da Rede Conexão Inovação Pública – RJ.
A programação começa às 9h, com música e poesia. Às 9h30, a professora e mestre em Gestão Ambiental, Yara Britto, e a pesquisadora do JBRJ Viviane Kruel, irão conduzir uma visita guiada à coleção de plantas medicinais. Das 11h às 12h30, o público é convidado a participar de uma roda de conversa para compartilhar ideias e saberes. O encerramento será com uma roda de ciranda animada pelos artistas populares Elias José e Giordano Bruno, que representam a cultura e os saberes tradicionais brasileiros.
Reflexões sobre saúde, arte, cultura e humanidades
O projeto, com curadoria de Ildenê Loula e Rosamélia Cunha, aposta em uma perspectiva humanista e cultural para pensar o SUS. Entre os temas abordados estão as narrativas de pacientes como ferramenta de cuidado, experiências que aproximam arte e clínica, reflexões sobre desinformação em saúde, além da valorização dos saberes tradicionais no diálogo com o conhecimento científico. A coletânea também apresenta iniciativas como o projeto expográfico da Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico, destacando a integração entre saúde, cultura e biodiversidade.
O livro ainda traz contribuições internacionais, como a experiência da Universidade Nacional de Tucumán, na Argentina, sobre a incorporação das Humanidades Médicas na formação de graduandos, e reflexões sobre os desafios da saúde global.
Segundo as médicas Ildenê Loula e Rosamélia Cunha, a publicação trata de temas distintos, mas que se aproximam como parte desta visão ampliada de saúde, arte, cultura e humanidades, em uma rede viva. “Para esta obra, a aproximação de cada texto se dá de forma poética, com quem tem habilidade de fazer sorrir, alegrar, encantar e emocionar, ao mesmo tempo que promove a informação em saúde e a humanização”, destacam.
Confira também o livro Como a Antropologia pode ajudar a pensar o SUS hoje, lançado em 2024.
Lançamento do Livro SUS: Humanidades na procura por caminhos possíveis
Local: Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – acesso pela Rua Pacheco Leão, 915.
Data: 18 de setembro (quinta-feira)
Horário: 9h às 13h.
Inscrições: cvis@jbrj.gov.br
Vagas: 15
Entrada gratuita.
Programação:
9h – Abertura - acolhimento com música e poesia
9h30 às 11h - Visita guiada à coleção temática das Plantas Medicinais
11h às 12h30 - Roda de conversa
13h - Encerramento com roda de ciranda animada pelos artistas populares Elias José e Giordano Bruno