Notícias
Lista de Espécies do Parque Estadual do Desengano é publicada no Catálogo de Plantas das UCs do Brasil
Parque Estadual do Desengano | Foto: Letícia Lutke Riski
O Catálogo de Plantas das Unidade de Conservação do Brasil teve sua base de dados ampliada neste mês de março com a inclusão da Lista de espécies de plantas do Parque Estadual do Desengano (PED). O levantamento registra 1.398 espécies de plantas, distribuídas entre 138 espécies de briófitas, 176 de samambaias e licófitas, e 1.084 a angiospermas. Dentre elas, 102 estão oficialmente classificadas como ameaçadas de extinção pelo Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora/JBRJ). Um exemplo é a Lobelia santos-limae Brade, espécie endêmica do estado do Rio de Janeiro, categorizada como Criticamente em perigo (CR) de extinção.
Criado em 1970, o PED foi o primeiro parque estadual estabelecido com o propósito exclusivo de proteção da natureza. A unidade possui uma área de 21.080 hectares e está situada nos municípios de Campos de Goytacazes, Santa Maria Madalena e São Fidélis, no norte do estado do Rio de Janeiro. Trata-se do terceiro maior Parque Estadual fluminense e abriga o último remanescente contínuo de Mata Atlântica no limite norte da Serra do Mar. Sua vegetação compreende um mosaico de Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual e Campos de Altitude, o que contribui para sua elevada diversidade de florística.
A elaboração da lista resulta do esforço colaborativo envolvendo mais de cem pesquisadores de diversas instituições, sob a liderança da Coordenação de Projetos de Estratégias para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (COESC/CNCFlora/JBRJ). Segundo Marcio Verdi, coordenador de projetos da COESC/CNCFlora/JBRJ, a Lista de espécies de plantas do Parque Estadual do Desengano é um dos produtos do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro (PAN Flora Endêmica RJ). “Uma das ações de conservação deste PAN, sob a responsabilidade do CNCFlora, é a elaboração de listas de flora das unidades de conservação do estado do Rio de Janeiro. Nós contamos com a colaboração de uma ampla rede de especialistas botânicos que analisam e validam cada registro de espécie incluído na lista. Esse trabalho colaborativo é essencial para garantir a qualidade dos dados publicados, que servirão como subsídio para a gestão da unidade de conservação”, explica Verdi.
A inclusão da nova lista no Catálogo de Plantas das UCs do Brasil reforça a relevância do Parque Estadual do Desengano para a conservação da flora brasileira e destaca a necessidade de esforços contínuos para a preservação das suas espécies ameaçadas.
Acesse a Lista de Espécies do Parque Estadual do Desengano no Catálogo de Plantas das UCs do Brasil.
