Notícias
JBRJ lança Painel de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora
O Painel de Dados está disponível no endereço cncflora.jbrj.gov.br | Foto: Ester Santos
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro lançou, em 28 de maio, o Painel de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). O Painel é uma ferramenta interativa sobre o estado de conservação da flora brasileira. Ele foi desenvolvido para fornecer dados de maneira rápida, qualificada, customizada e atualizada aos tomadores de decisão, gestores, pesquisadores, avaliadores e demais interessados.
Por meio do Painel, é possível filtrar, cruzar, visualizar e baixar diferentes tipos de dados sobre as plantas e fungos brasileiros automaticamente. O usuário pode pesquisar os dados por taxonomia, avaliação do risco de extinção, ameaças, distribuição geográfica, abrangência geográfica, atributos ecológicos, estratégias reprodutivas, usos, entre outras opções. A ferramenta informa também sobre as espécies que estão incluídas em ações de conservação. Dessa forma, ela facilita a identificação de padrões e tendências na execução de consultas complexas.
O Painel de Dados é atualizado automaticamente a cada vez que é feita uma atualização na Flora e Funga do Brasil ou no sistema de avaliação de risco de extinção do CNCFlora. Também é capaz de gerar relatórios customizados por meio de uma interface web intuitiva, e oferece filtros geoespacializados para análises detalhadas e personalizadas, download de dados em diferentes formatos e visualização dinâmica por por meio de gráficos e mapas, além de outras funcionalidades.
CNCFlora - Criado em 2009 no âmbito da Diretoria de Pesquisa Científica do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) é atualmente uma diretoria do JBRJ, tendo como missão “coordenar, promover e contribuir com as ações necessárias para evitar a extinção de espécies da flora brasileira, contribuindo para o alcance de metas estabelecidas pela Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC) e as diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Conservação da Biodiversidade e pela Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Biodiversidade – EPANB”. Estão sob sua responsabilidade a avaliação do risco de extinção de espécies para serem incluídas na Lista Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção da Flora Brasileira, bem como a elaboração de Planos de Ação Nacionais (PAN) para evitar a extinção dessas espécies, entre outras atribuições.