Notícias
Jardim Botânico do Rio promove a Semana do Sistema Costeiro-marinho
Desta quinta-feira (27/3) ao próximo domingo (30), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promove atividades especiais para celebrar a Semana do Sistema Costeiro-marinho. Por meio de jogos, exposições, visitas guiadas, oficinas e atividades educativas, o público poderá conhecer as belezas e a importância daquele sistema, além de algumas das pesquisas nele desenvolvidas pela instituição.
Confira a programação.
Dias 27 e 28/3, quinta e sexta-feira
Conhecendo e preservando o Sistema Costeiro-marinho
Local: sede Serviço de Educação Ambiental (SEA), localizada ao lado da bilheteria
As atividades, conduzidas por educadores do SEA, são destinadas a crianças, com o objetivo de divulgar, de forma lúdica, a importância da conservação dos oceanos, mares e recursos marinhos.
Entre as iniciativas programadas, estão o jogo da memória do ambiente marinho, o dominó fundo do mar, uma oficina de modelagem e a distribuição de cartilhas educativas. As atividades proporcionam um aprendizado divertido, reforçando o conhecimento sobre os oceanos e o ecossistema marinho, além de incentivar as crianças a adotarem atitudes conscientes em relação à preservação dos mares.
Horário: das 9h às 16h
Exposição bibliográfica sobre o tema Sistema Costeiro-marinho
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 16h
Local: Biblioteca Barbosa Rodrigues
Dia 29/3, sábado
Oficina “As macroalgas e a preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos”
Horário: das 13h às 17h
Local: Museu do Jardim Botânico
As macroalgas desempenham papéis cruciais nos ecossistemas costeiros e marinhos, habitando ambientes diversos, como costões rochosos, florestas subaquáticas, bancos de rodolitos, mar de sargaços, manguezais, dentre outros, prosperando em profundidades de até aproximadamente 200 metros. A oficina abordará o tema de forma lúdica.
O público também poderá mergulhar no tema por meio de três jogos educativos:
1. Duelo das macroalgas – Um jogo de cartas estratégico onde diferentes espécies enfrentam desafios ambientais como maré baixa, herbivoria e poluição. Quem será a macroalga mais resistente?
2. Gêneros de macroalgas marinhas da costa do Brasil – Um jogo da memória para testar sua capacidade de reconhecer e associar diferentes gêneros de macroalgas presentes no nosso litoral. Será que você consegue memorizar todas?
3. Mina marinha – Uma ferramenta lúdica que coloca o visitante no papel de um explorador do oceano, aprendendo sobre ecossistemas costeiros e os impactos ambientais que os ameaçam.
Plantando histórias: Araçá-da-praia
Horário: 15h e 17h
Local: Museu do Jardim Botânico
Para ressaltar a importância da zona de transição entre os ecossistemas continentais e marinhos do Brasil, essa edição do “Plantando histórias” apresenta o araçá-da-praia (Psidium cattleianum), uma espécie nativa de beleza exuberante. Além de contribuir para a biodiversidade, seu fruto inspira profundamente a arte e a cultura. Com aroma envolvente e sabor adocicado, atravessa gerações, sendo celebrado em poesias e canções que exaltam a natureza e nossa conexão com o meio ambiente.
Na atividade, os participantes poderão explorar as características e curiosidades do Sistema Costeiro-marinho, além de participar de uma audição coletiva da música “Flor de araçá”, do Grupo Agreste. A experiência servirá como ponto de partida para uma criação artística inspirada na relação entre a música e a paisagem natural.
Público-alvo: Crianças de todas as idades, famílias e visitantes em geral
Vagas: 20, por sessão
Dia 30/3 (domingo)
Visita educativa: Do oceano ao laboratório
Horário: das 14h às 15h
Local: Museu do Jardim Botânico
A visita destaca as pesquisas realizadas pelo Jardim Botânico do Rio, que vão da floresta ao oceano e chegam até o laboratório. O percurso educativo pela exposição de longa duração do Museu do Jardim Botânico revela a riqueza da flora brasileira e mostra como o conhecimento científico contribui diretamente para a conservação de espécies e a formulação de políticas públicas no país.
Público-alvo: crianças de todas as idades, famílias e visitantes em geral.