Notícias
Jardim Botânico do Rio lança edital destinado a agentes culturais para desenvolvimento de projetos
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro está em busca de parceiros interessados em desenvolver projetos em diversas áreas para submissão às leis de incentivo fiscal federais, estaduais e municipais, além de fundos correlatos. Para isso, lançou um chamamento público com o objetivo de receber propostas de intenção de agentes culturais, pessoas jurídicas sem fins lucrativos. Os projetos do Jardim Botânico são voltados à visitação, educação ambiental, ciência, tecnologia e inovação, restauro e manutenção das edificações da instituição e projetos de valorização cultural e histórica.
Podem participar pessoas jurídicas sem fins lucrativos atuantes na área cultural e ambiental, que detenham experiência comprovada em desenvolvimento, gestão e captação de projetos culturais, artísticos, históricos, museológicos, ambientais e educativos no âmbito das leis de incentivo fiscal, fundos de amparo específicos e capacidade de assessoria técnica e captação de recursos.
Inicialmente, o Jardim Botânico do Rio oferecerá aos interessados na parceria projetos integrantes de seu portfólio. No entanto, outros projetos de interesse institucional também poderão ser analisados.
Na área de visitação, os projetos de recuperação e restauração do Galpão das Artes e da Casa de Pilões são alguns dos destaques. Edificação de características rústicas, o Galpão abriga uma exposição com esculturas de Mestre Valentim. Localizado em uma posição estratégica no corredor cultural, o local também é palco de eventos culturais e educativos previstos na programação do Jardim.
Sítio arqueológico que abrigava a Real Fábrica de Pólvora, criada por Dom João, a Casa de Pilões apresenta antigas escavações e objetos do acervo arqueológico do Jardim Botânico. Para maior aproveitamento cultural, a proposta é restaurar o espaço e instalar uma exposição que atraia o público a conhecer a importância histórica da edificação.
Dentre os projetos científicos, um dos destaques é o projeto de modernização da estrutura física e de tecnologia da informação do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNC/Flora). A iniciativa é essencial para otimizar as atividades de pesquisa e preservação da biodiversidade. São necessários investimentos em mobiliário e computadores de alta capacidade, especialmente voltados para o processamento de dados e geoprocessamento.
Na área da educação ambiental, destaca-se o projeto da Semana de Ciência e Tecnologia. O Jardim Botânico do Rio promove, anualmente, em outubro, oficinas, estandes expositivos, jogos, rodas de conversa, palestras e atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pela instituição. O objetivo é levar ao público conhecimento sobre temas ligados à sustentabilidade. O evento de divulgação científica envolve diferentes setores e equipes da instituição.
Patrocínio - O novo edital vem complementar o Edital 01/2024, que está vigente, de chamamento público para pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar de programas de desenvolvimento e conservação da biodiversidade, além da disseminação e difusão do conhecimento científico.
Neste caso, os projetos serão executados diretamente pelo patrocinador ou indiretamente, por meio de operadores contratados por ele, sob a supervisão técnica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Edital 01/2024 estabelece competências, procedimentos e contrapartidas para a celebração e o acompanhamento das parcerias com transparência e segurança jurídica.
Com as parcerias, o Jardim Botânico do Rio pretende ampliar o alcance de sua missão e atingir as estratégias pactuadas em âmbito nacional e internacional, galgando um patamar de instituição de excelência em ciência.
Acesse aqui o portfólio de projetos, o Edital 002/2025 e 001/2024.