Notícias
Jardim Botânico do Rio disponibiliza Jabot Arboreto, sistema direcionado à curadoria de coleções vivas de instituições nacionais
O sistema Jabot Arboreto - ferramenta criada e aprimorada com a experiência e excelência do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – já está disponível aos 21 jardins botânicos atualmente reconhecidos e cadastrados no Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos (SNRJB) do JBRJ/MMA.
Trata-se de uma ferramenta direcionada às coleções vivas de jardins botânicos, compreendendo módulos que permitem a curadoria com o controle de fotos, placas e manejo dos indivíduos, consulta sobre fenologia e visualização do mapa do arboreto. Os procedimentos de cessão de uso do sistema de gerenciamento de coleções botânicas estão estabelecidos na Portaria JBRJ nº 102, publicada no Diário Oficial da União, no último dia 20.
O Jabot Arboreto é a primeira entrega no âmbito do programa Pró-JB, retomado pelo JBRJ, em julho passado, com a finalidade de apoiar e incentivar a criação e a curadoria de jardins botânicos em âmbito nacional. Entre seus objetivos estão a implantação, estruturação e desenvolvimento de jardins botânicos em todo o país, contribuindo para a promoção do conhecimento e conservação da flora nacional, bem como para difusão do valor multicultural das plantas e sua utilização sustentável.
Jardins botânicos são fundamentais para o cumprimento das metas relacionadas à conservação da flora no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), tratado da Organização das Nações Unidas e um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao meio ambiente.
O Jabot Arboreto é uma ferramenta valiosa para a conservação ex situ brasileira, e disponibilizá-la aos 21 jardins botânicos brasileiros registrados no Sistema Nacional é muito importante – afirma a presidente do JBRJ, Ana Lúcia Santoro.