Notícias
Jardim Botânico do Rio de Janeiro lança o Programa EcoMuseu
Fundado há 213 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro reúne, em seu território, um amplo acervo que vai de sítios arqueológicos, obras de arte, monumentos e edificações históricas até coleções científicas e biológicas, como as do seu herbário e do próprio arboreto – área de visitação mais conhecida do público. Como forma de integrar todo esse patrimônio, que compõe a memória viva da instituição, e reforçar sua posição como local de excelência em pesquisa e produção de conhecimento, abarcando também os saberes histórico-culturais, a Portaria JBRJ nº 4 de 18 de fevereiro de 2022 institui o Programa Ecomuseu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O EcoMuseu está alinhado ao Museu do Meio Ambiente no que tange a promover diálogo entre os diversos campos da cultura e setores das ciências, com o objetivo de sensibilizar os indivíduos para a preservação do meio ambiente em um sentido amplo. O Programa reunirá e organizará o acervo próprio da instituição a partir de sete núcleos conceituais: Sítios Arqueológicos, Coleções Vivas, Conjuntos Paisagísticos, Monumentos, Obras de artes, Pesquisa e Ensino.
A criação dos núcleos permite construir novas narrativas e olhares para o patrimônio, ampliando a experiência dos visitantes. As diferentes partes do Jardim poderão ser apresentadas de forma integrada e contextualizada, estimulando os visitantes a visitá-lo de forma mais orientada, ao mesmo tempo em que permitirá à sociedade se reconhecer na história desse território, um dos locais mais icônicos do Rio de Janeiro e do Brasil.
Entre os objetivos do EcoMuseu estão estabelecer ações de conscientização ambiental a partir do fortalecimento das relações entre a instituição e a sociedade e pesquisar, conservar e comunicar o patrimônio material e imaterial do JBRJ, bem como fomentar seu desenvolvimento cultural de forma sustentável.
No desenvolvimento do programa será feita uma leitura cuidadosa do acervo institucional, de modo a incorporá-lo inteiramente aos núcleos estabelecidos. Como ações, o programa prevê elaborar conteúdos que abarquem a extensão do JBRJ em toda a sua diversidade através dos testemunhos físicos de sua trajetória enquanto instituto de pesquisas e enquanto marco na história do Rio de Janeiro e do Brasil, além de incorporar à temática ampla do Museu do Meio Ambiente ações e atividades voltadas ao patrimônio natural e histórico do JBRJ, com base no conceito de ecomuseu, que opera processos de musealização in-situ, ou seja, o objeto musealizado não é apartado do seu contexto de ambiência, mas considera todo o ambiente/território na integralidade.