Notícias
Grande Sertão: Veredas é tema de leitura dramatizada no Jardim Botânico do Rio na Semana do Cerrado
“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.” A reflexão está em uma das obras mais emblemáticas da literatura brasileira, Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, na qual a paisagem natural é um dos elementos fundamentais. A roda de conversa Cultivando Ideias, na próxima terça-feira (30/9), às 14h30, no Museu do Jardim Botânico, terá como convidados o ator Gilson de Barros, que fará a leitura dramatizada de trechos da obra, e o pesquisador Domingos Cardoso, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que falará sobre a riqueza da flora do Cerrado.
Publicada, pela primeira vez, em 1956, Grande Sertão: Veredas conta a história de amor entre Riobaldo e Diadorim. A narrativa se passa durante a República Velha, no sertão de Goiás, Minas Gerais e Bahia, e é caracterizada pelo fluxo de consciência e presença de neologismos.
Gilson de Barros é ator e dramaturgo, indicado ao Prêmio Shell 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator. Com formação em Artes Cênicas pela UNIRIO, sua trajetória inclui colaborações com renomados diretores como Augusto Boal, Luiz Mendonça, Mário de Oliveira e Domingos Oliveira, além de uma significativa parceria artística com Amir Haddad na Trilogia Grande Sertão: Veredas.
Domingos Cardoso é biólogo, mestre e doutor em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia. Atualmente, é pesquisador do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, coordenador do projeto Flora e Funga do Brasil e professor nos Programas de Pós-Graduação em Botânica (PPGBot) da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) do JBRJ e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), além do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBioEvo) da UFBA.
A roda de conversa encerra a programação especial da Semana do Bioma Cerrado, promovida pelo Jardim Botânico. A iniciativa também faz interseção com a programação do ano do Rio, Capital Mundial do Livro. A entrada é gratuita. São apenas 50 vagas por ordem de chegada.
Confira aqui a programação completa da Semana do Cerrado no JBRJ.
Serviço - Cultivando Ideias: O Cerrado no olhar da ciência e da literatura
Data: terça-feira, 30 de setembro
Horário: 14h30
Local: Sala Multiuso do Museu do Jardim Botânico
Vagas: 50, por ordem de chegada
Público: geral
Entrada gratuita
Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Rua Jardim Botânico, 1008.