Notícias
Família das margaridas ganha uma nova espécie da Mata Atlântica
Uma nova espécie descoberta na Mata Atlântica vem enriquecer a família de plantas Asteraceae, a mesma das populares margaridas. Trata-se da Lepidaploa bracteospinoflava D.Marq. & A.M.Teles, encontrada pelos pesquisadores nos campos de altitude do Parque Estadual do Desengano, no norte do estado do Rio de Janeiro, situado na região serrana dos municípios de Campos de Goytacazes, Santa Maria Madalena e São Fidélis. Esse é o único local onde a espécie foi registrada até o momento, o que a torna altamente vulnerável à perda de habitat e às mudanças climáticas, segundo os autores que a descreveram.
A planta foi coletada numa das expedições da Campanha Procura-se realizada em agosto de 2016 pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ). A descoberta de que se tratava de uma nova espécie ocorreu durante o processo de elaboração da Lista de espécies de plantas do Parque Estadual do Desengano, coordenado pelo CNCFlora, para o Catálogo de Plantas de Unidades de Conservação do Brasil.
O artigo foi publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências 97 (3), 2025, e é assinado por Danilo Marques, Aristônio M. Teles, Marcelo Monge e Nádia Roque. Os autores defendem a realização de mais expedições de campo no Parque Estadual do Desengano e áreas vizinhas para localizar populações adicionais. "Essa descoberta destaca a importância da exploração botânica contínua e dos esforços de conservação em pontos críticos de biodiversidade no Brasil", concluem.
Acesse o artigo (original em inglês).