Notícias
Exposição que homenageia Jean Massart, na Bélgica, tem módulo sobre o Brasil
A exposição Jean Massart, l’homme derrière le jardin botanique, realizada pela Universidade Livre de Bruxelas (Université libre de Bruxelles) está acontecendo até 20 de novembro no jardim botânico que leva o nome do médico e biólogo belga. A exposição tem um módulo sobre o Brasil, com curadoria da historiadora Alda Heizer e de Raul Ribeiro, chefe da Divisão de Museu e Acervo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Jean Massart era professor e diretor do Instituto Botânico Léo Errera da Universidade de Bruxelas quando idealizou e liderou uma importante expedição ao Brasil entre 1922-1923, com viagens pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará e Amazonas. A chamada "missão belga" permaneceu por cinco semanas instalada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e contou com o apoio de cientistas da instituição na organização e realização das expedições pelo país.
Alda Heizer estuda a "Expedição Massart" há anos, com publicações sobre o tema e duas exposições: uma em Bruxelas durante o festival Europalia (2011), e outra no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 2022, marcando o centenário da vinda dos belgas ao Brasil. Raul Ribeiro defendeu sua dissertação de mestrado sobre patrimônio, fotografia e ciências, na Fiocruz, pesquisando o acervo fotográfico resultante da expedição belga.