Notícias
ENBT apresenta os resultados de 2025 e o novo anexo no Serpro
Funcionários do JBRJ fizeram uma visita ao Anexo para conhecer as novas salas da ENBT | Foto: Carolina Morena
Na tarde do dia 12 de dezembro, a Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) apresentou os resultados alcançados em 2025 e levou os presentes a uma visita guiada pelo Anexo 4 do Serpro, prédio onde a ENBT passa a ocupar 12 salas para aulas e reuniões.
A mesa do evento contou com a participação da diretora da ENBT, Marinez Ferreira de Siqueira, do gerente de Logística do Serpro, Edison Macedo, do diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (DEA/MMA), Marcos Sorrentino, e do presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sergio Besserman Vianna. O encontro aconteceu no auditório do Serpro, com 90 lugares, que passa também a ter uso compartilhado entre o Serpro, o IBGE e o JBRJ.
A diretora Marinez Siqueira apresentou os resultados e conquistas dos departamentos da Escola (Programa de Pós-Graduação em Botânica, Programa de Pós-Graduação Profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação, Centro de Responsabilidade Socioambiental, Extensão e Biblioteca) em 2025. Entre outros temas, a diretora destacou o número de discentes formados neste ano (45), números dos cursos e atividades de extensão (98), e número de formandos do CRS (28).
Marinez também falou da recente parceria, na forma de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), com a SECEX/MMA para a formação de servidores, bem como uma Sala Verde (Jardim de Saberes), parceria com o DEA/MMA, com o objetivo de criar espaços onde o público encontra materiais educativos e informativos sobre meio ambiente.
Sobre o novo espaço, a diretora explicou que o Anexo 4 será utilizado pela ENBT, principalmente para os cursos de pós-graduação lato sensu e atividades de extensão, e poderá receber também atividades temporárias de outros setores do Jardim Botânico.
Na visita, os convidados conheceram as salas de aula, já equipadas com computadores doados pelo Serpro, e as demais instalações. Também puderam apreciar a bela vista do terraço do Anexo 4 - um panorama em 360º da Floresta da Tijuca, com o Corcovado, até o Horto.