Notícias
Domingo no Jardim: Chiquinha Gonzaga nas sete cordas do violão de Nicolas de Souza Barros
Nicolas Barros no Domingo no Jardim
Um recital com 12 arranjos inéditos da obra da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga, precursora da música brasileira, será apresentado pelo músico Nicolas de Souza Barros, no Domingo no Jardim. No programa, além de obras da compositora, como "Lua branca”, o "Corta-jaca" e "A corte na roça", o violonista tocará também o "Prelúdio nº 1" de Heitor Villa-Lobos e "Jesus, alegria dos homens" de J. S. Bach, entre outras. A apresentação será no próximo dia 19/1, às 11h, em frente ao busto de Dom João, e é gratuita.
Nicolas de Souza Barros é doutor em música e um dos mais conceituados especialistas brasileiros em cordofones dedilhados, como os violões de 6, 7 e 8 cordas, alaúdes variados e as guitarras barroca, renascentista e romântica, entre outros. Tem intensa produção como solista e camerista, com destaque para o conjunto de música antiga Quadro Cervantes, o Duo Folia, com o violoncelista inglês David Chew, e o Quarteto Carioca de Violões. Lançou os CDs Ernesto Nazareth, Ravel e Debussy e Chora Violão (2014, 2015 e 2017), com arranjos próprios para o violão de 8 cordas.
Também lançou o álbum Morena, morena: canções da belle époque brasileira, com o tenor Alberto Pacheco. Em 2020, publicou o livro O violão brasileiro no século XIX e a belle époque, com arranjos de obras para piano de Ernesto Nazareth, Padre José Maurício, Chiquinha Gonzaga, Leopoldo Miguez e Arthur Napoleão. Desde 2024, integra o Duo Buriti com o violonista Marco Lima.
Serviço: Domingo no Jardim – Recital de Nicolas de Souza Barros
Dia: domingo, 19/1, às 11h.
Grátis (o visitante só paga a entrada para o arboreto)
Local: em frente ao busto de Dom João. Em caso de chuva, será transferido para o Galpão das Artes.
Rua Jardim Botânico, 1008
Tel.: (21) 3874-1808