Notícias
CNCFlora lança sete publicações para orientar e implementar ações de conservação
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por meio do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), está disponibilizando sete novas publicações lançadas no Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio deste ano. Entre elas, destacam-se dois novos Planos de Ação Nacionais: um para conservação de árvores ameaçadas de extinção do Sul da Bahia (PAN Hileia Baiana) e outro para conservação da flora ameaçada de extinção da Bacia do Alto Tocantins (PAN Bacia do Alto Tocantins).
Como parte das ações do PAN Bacia do Alto Tocantins e em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foram lançadas também três publicações, os livros: “Colorindo as Plantas Ameaçadas de Áreas Úmidas do Cerrado”, “Campos de Murundus: Áreas Úmidas do Cerrado na Região da Bacia do Alto Tocantins” e o “Guia de Práticas de Manejo e Restauração de Matas Inundáveis e Veredas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros”.
Completam o conjunto de lançamentos duas publicações apenas digitais: o “Protocolo de Campo: Diretrizes para Coleta de Dados da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção” e o “Documento Técnico sobre as Bases de Dados da Flora Brasileira”, voltado ao licenciamento ambiental.
Todas as publicações contaram com o apoio do Global Environment Facility Trust Fund (GEF) por meio do Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas – Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
Abaixo, saiba mais sobre cada uma das publicações:
Plano de Ação Nacional para a Conservação de Árvores Ameaçadas de Extinção do Sul da Bahia (PAN Hileia Baiana)
O PAN Hileia Baiana é um instrumento de gestão e política pública no Brasil, definindo estratégias para a conservação de espécies ameaçadas. A publicação abrange aspectos ambientais e socioeconômicos do território de abrangência, além de fornecer informações sobre as espécies ameaçadas e aquelas beneficiadas indiretamente pelas ações de conservação. O documento também discute os principais vetores de pressão sobre a flora, bem como as áreas prioritárias para conservação, restauração e pesquisa científica. Inclui ainda a Tabela Suplementar com a síntese das análises de priorização espacial e detalha as ações adotadas para mitigar o risco de extinção das espécies ameaçadas na região.
Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Ameaçada de Extinção da Bacia do Alto Tocantins (PAN Bacia do Alto Tocantins)
O PAN Bacia do Alto Tocantins é um instrumento de gestão e política pública no Brasil, definindo estratégias para a conservação de espécies ameaçadas. Aborda aspectos ambientais e socioeconômicos do território abrangido, que compreende parte do Distrito Federal e do estado de Goiás, além das espécies ameaçadas de extinção e aquelas beneficiadas indiretamente pelas ações de conservação. Também são apresentados um breve histórico de Planos de Ação e sua metodologia, os principais vetores de pressão sobre a flora no território, as áreas prioritárias para conservação e as ações adotadas para reverter o risco de extinção das espécies da flora ameaçada de extinção na região. Adicionalmente, o livro inclui Tabelas Suplementares, contendo a listagem das unidades de conservação situadas no território do PAN e a síntese das análises de priorização espacial. O plano possui também um Anexo, onde constam informações específicas sobre as espécies classificadas como Criticamente em perigo (CR) e com Dados insuficientes (DD), fornecendo subsídios para ações de conservação mais direcionadas.
Colorindo as Plantas Ameaçadas de Áreas Úmidas do Cerrado
Destinado para as crianças e professores na educação infantil, esse livro de colorir convida a conhecer algumas espécies ameaçadas de extinção do Cerrado que compõem o PAN Bacia do Alto Tocantins com fotografias e desenhos que os alunos podem colorir e também reproduzir características das plantas e de seus ambientes úmidos. As informações relacionadas aos desenhos ajudam os professores a orientar as atividades em classe. O livro está disponível para impressão, para que crianças de todo o país possam ser beneficiadas.
Campos de Murundus: Áreas Úmidas do Cerrado na Região da Bacia do Alto Tocantins
A água é um recurso fundamental para a vida, porém cada vez mais ameaçado pela ação humana e as mudanças climáticas. Por isso, especial atenção tem sido dada à proteção das áreas úmidas, por meio da Convenção de Ramsar, da qual o Brasil é signatário. Esse livro visa dar visibilidade e promover a conscientização sobre uma dessas áreas úmidas, os Campos de Murundus, presentes no Cerrado e ainda pouco conhecidos. Entre os temas discutidos estão a importância desses ecossistemas para a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos que eles oferecem, as principais ameaças incidentes sobre essas áreas, a situação dos Campos de Murundus na legislação brasileira e nas unidades de conservação (UCs) da Regiaõ da Bacia do Alto Tocantins e uma lista de espécies coletadas nos campos de murundus a região.
Guia de práticas de manejo e restauração de matas inundáveis e veredas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
O objetivo desse guia, conforme sua apresentação, é propor "métodos de monitoramento e de restauração para auxiliar gestores na tomada de decisão, em ações de conservação e, principalmente, na recuperação das matas de galeria degradadas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), no âmbito do projeto 'Restauração de matas de galeria da Chapada dos Veadeiros pós-incêndio' do edital CNPq – Prevfogo – Ibama, executado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação em Biodiversidade e Restauração Ecológica (ICMBio/CBC), coordenado por Alexandre Bonesso Sampaio".
Protocolo de campo: diretrizes para coleta de dados da flora brasileira ameaçada de extinção
As estratégias para conservação das espécies de plantas brasileiras ameaçadas de extinção dependem, em grande medida, de dados e informações consistentes e atualizadas sobre as espécies, as características de seus ambientes e as suas interações ecossistêmicas. Assim, o Protocolo de Campo se destina a orientar e padronizar os procedimentos para coleta de dados em expedições de campo, oferecendo também orientações práticas para o registro fotográfico de espécies e para o registro e qualificação de vetores de pressão que possam estar afetando a flora. Com sua adoção pelos profissionais da área, estudantes, voluntários e entusiastas interessados na conservação da flora brasileira, espera-se que sejam preenchidas as lacunas de conhecimento, de modo a fortalecer os esforços de conservação para as espécies e seus habitats.
Documento técnico: Bases de dados sobre a flora brasileira e o seu uso no licenciamento ambiental
Esse documento técnico fornece informações e orientações sobre como utilizar as diversas plataformas, bases de dados e ferramentas sobre a flora brasileira mantidas pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e por outras instituições, como os repositórios de dados e os sistemas da Flora e Funga do Brasil, Jabot, Painel de Dados do CNCFlora, SpeciesLink, entre outros. O objetivo é facilitar a análise de processos de licenciamento ambiental e a tomada de decisões baseada em conhecimentos científicos. A publicação foi elaborada como parte da implementação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro (PAN Flora Endêmica RJ), mas é útil para servidores, técnicos e colaboradores de órgãos licenciadores em todo o país.