Um Mergulho na Biodiversidade com o Projeto SIG@S Maricás
20 e 21 DE OUTUBRO – segunda-feira e terça-feira - 10h às 16h30
O Projeto SIG@S Maricás, realizado pela Firjan SENAI em parceria com a Petrobras por meio do edital Petrobras Socioambiental, atua no município de Maricá (RJ) com foco na pesquisa da biodiversidade e aplicação de geotecnologias nas Ilhas Maricás. Desde 2024, promove expedições científicas que já identificaram diversas espécies marinhas e terrestres, incluindo espécies ameaçadas e endêmicas. O projeto também investiga a geodiversidade e história geológica das ilhas, utilizando tecnologias como drones e imagens de satélite para mapear áreas prioritárias para conservação e desenvolver um Sistema de Informação Geográfica colaborativo. Além disso, realiza ações de educação ambiental e mobilização comunitária, fortalecendo o vínculo entre ciência, conservação e sociedade.
Atividades na 22ª SNCT:
- “Um Mergulho na Biodiversidade com o SIG@S Maricás” - Esta atividade convida o público a conhecer de perto a rica biodiversidade das Ilhas Maricás por meio de uma exposição composta por 20 fotografias científicas e uma coleção biológica in vitro. O acervo reúne registros realizados pelos pesquisadores do Projeto SIG@S Maricás, destacando espécies como corais, anêmonas, peixes, moluscos, crustáceos, entre outros organismos marinhos. Ao longo da exposição, os visitantes são guiados por uma abordagem didática, que apresenta não apenas as características visuais das espécies, mas também suas funções ecológicas, relações no ecossistema marinho e curiosidades sobre seus comportamentos, adaptações e importância para a conservação costeira e marinha.
- “Mapeando a Vida para Proteger o que é Único”, propõe uma interação lúdica por meio de um painel imantado, onde o cenário principal é um mapa ilustrado das Ilhas Maricás. Sobre esse mapa, os participantes poderão posicionar ícones magnéticos representando espécies da fauna e flora já identificadas na região. Cada espécie deverá ser colocada no ponto correspondente à sua ocorrência, permitindo visualizar de forma didática e sensível como a biodiversidade está distribuída ao longo das ilhas. A proposta tem caráter educativo e participativo, e busca aproximar o público do conhecimento científico gerado pelo projeto, ao mesmo tempo em que promove a valorização do território e a importância da conservação marinha e costeira. Ao final, o painel se transforma em um grande retrato coletivo da riqueza biológica das Ilhas Maricás.
Local: Galpão das Artes