Notícias
Artigo aborda como a sinergia entre taxonomistas e bioinformatas faz a botânica avançar no Brasil
As plataformas online integradas da biodiversidade brasileira abordadas no artigo são resultado da sinergia entre taxonomistas e bioinformatas, tendo se tornado ferramentas indispensáveis para impulsionar a pesquisa científica, a conservação e a divulgação pública da flora e dos fungos do Brasil (Figura I)
País com a maior diversidade florística do mundo, o Brasil tem avançado significativamente no conhecimento de suas espécies de plantas e fungos nas últimas duas décadas. Isso se tornou possível pelo trabalho conjunto de botânicos taxonomistas e de profissionais de bioinformática no desenvolvimento de sistemas de digitalização, curadoria e catalogação dos acervos de herbários físicos localizados em nosso país e no exterior. Em artigo publicado recentemente no periódico científico Plants, People, Planet (PPP), um grupo de pesquisadores e técnicos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) relata e compartilha sua experiência no desenvolvimento e integração de quatro sistemas coordenados pela instituição: Jabot, Herbário Virtual Reflora, Flora e Funga do Brasil e Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil.
O Jabot é uma plataforma on-line de gerenciamento, digitalização e curadoria de coleções botânicas, utilizado atualmente por 99 herbários nacionais. O Herbário Virtual Reflora, que teve início com o repatriamento digital das amostras botânicas brasileiras que estão nos herbários do Real Jardim Botânico de Kew (Reino Unido), do Museu de História Natural de Paris e do próprio JBRJ, conta hoje com mais de 4,7 milhões de imagens de espécimes em alta resolução, permitindo que os taxonomistas examinem e anotem as atualizações nomenclaturais sem precisar se deslocar fisicamente entre cidades ou países. O sistema da Flora e Funga do Brasil, com a colaboração de aproximadamente 1.000 taxonomistas brasileiros e estrangeiros trabalhando remotamente, funciona como um dicionário on-line dos nomes oficiais de plantas e fungos para os outros sistemas e para plataformas de biodiversidade do governo brasileiro. E o Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil disponibiliza listas das espécies registradas em áreas protegidas no país, além de fotografias de boa parte dessas plantas vivas em seus habitats.
O artigo apresenta esses sistemas, relata como as equipes de taxonomistas e de bioinformatas trabalharam conjuntamente na criação, desenvolvimento e integração entre eles, num esforço que teve início há 20 anos, e aborda os resultados, os desafios e também as perspectivas desse trabalho para o futuro.
Acesse o artigo Synergistic efforts in specimen digitisation, curation and cataloguing of Brazil's megadiverse flora and funga (original em inglês)