Notícias
Ameaçado de extinção, pau-brasil é tema de trilha guiada no Jardim Botânico do Rio
Espécie ameaçada de extinção, o pau-brasil (Paubrasilia echinata) é o tema da trilha guiada, promovida pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em parceria com o herbário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na próxima segunda-feira (5/5).
A atividade é para marcar o Dia do Pau-brasil, criado, em 1978, por uma lei que definiu a espécie como árvore nacional e símbolo do país. Os participantes da programação vão conhecer a história e curiosidades dessa leguminosa brasileira, que está protegida por lei, depois de muitos anos de exploração predatória.
A espécie ocorre na Mata Atlântica, nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Atualmente são conhecidas cinco linhagens genéticas, que são associadas a morfotipos e à distribuição geográfica, pau-brasil-arruda-BA, pau-brasil-arruda-RJ, pau-brasil-café, pau-brasil-laranja e pau-brasil-nordeste. As árvores se cobrem de flores amarelas em outubro e novembro, e podem atingir até 30 metros de altura na floresta nativa.
O arboreto abriga 1.278 árvores de espécies de leguminosas. Daquele total, 79 exemplares são de pau-brasil, objeto de estudo há 40 anos no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A trilha será conduzida pelos pesquisadores Haroldo C. Lima, Claudia F. Barros e Patrícia da Rosa, e ocorrerá em dois horários, às 10h e 14h. O início será no Centro de Visitantes e não precisa de inscrição.
As atividades têm apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro, Instituto Humanize e Eurofins Foundation.