Notícias
Acordo entre Jardim Botânico do Rio e Renascença Clube promoverá ações de disseminação e valorização da cultura afro-brasileira
Parceria na área da arte e educação
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) recebeu o Renascença Clube, tradicional espaço de resistência da cultura negra na cidade, para registrar a parceria celebrada em 23 de maio, que objetiva o desenvolvimento conjunto de ações de valorização e disseminação da cultura e história afro-brasileiras, por meio da arte e da educação.
Estão previstas oficinas e palestras voltadas para o desenvolvimento de habilidades artísticas e de economia criativa, entre outras iniciativas que impulsionem o protagonismo juvenil com foco na inclusão e diversidade. Além disso, o JBRJ, por meio do Centro de Responsabilidade Socioambiental João Carlos Silva (CRS), dará consultoria técnica ao Renascença Clube na implementação do modelo de negócio baseado no Projeto Florescer, orientado para o desenvolvimento da juventude e ampliação das oportunidades no mercado de trabalho.
Essa parceria é mais uma iniciativa do Plano de Ações Afirmativas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro voltada à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção da equidade, que teve início com a inauguração do Memorial das Mãos Negras, em novembro de 2024. O monumento foi construído no Arboreto do Jardim para dar visibilidade e honrar a contribuição fundamental de homens e mulheres negros na edificação da instituição.
O Renascença Clube foi fundado em 1951 com o propósito de valorizar "a riqueza do legado africano e a promoção da cidadania da população negra, desenvolvendo projetos e ações afirmativas nas diversas áreas como educação, saúde, entretenimento e mercado de trabalho".