Mata Atlântica: in-finitos encantos
A Mata Atlântica já ocupou uma área duas vezes maior que a França. Estendendo-se por grande parte do leste do Brasil, além do norte da Argentina e leste Paraguai. Cobrindo desde regiões à beira mar até alguns dos pontos mais altos do Brasil.
Ela abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, com milhares de espécies únicas de plantas, animais e outros organismos. Para se ter uma ideia, a Mata Atlântica tem 11 vezes mais espécies de árvores do que toda a Europa.
Também é um lugar com muitas culturas diferentes, onde vivem povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais. Cerca de 70% da população do Brasil também vive nesse espaço natural, em cidades grandes e pequenas, que precisam da Mata Atlântica para ter água, ar puro e um clima bom.
Ao longo dos últimos 500 anos, a Mata Atlântica diminuiu muito, hoje restam 27,7% do que era originalmente. Mas, ela ainda resiste e pode ser conservada e restaurada.
A exposição Mata Atlântica: in-finitos encantos convida você a conhecer essa diversidade. Com imagens, sons e experiências interativas, você será apresentado à impressionante biodiversidade da Mata Atlântica e aos desafios para sua conservação. Ao final da exposição, esperamos que você consiga entender perfeitamente por que somos gigante pela própria natureza, como diz o hino do Brasil.