Notícias
Iniciativa de monitoramento participativo no sertão de Sergipe
Alto sertão de Sergipe, mais precisamente Nossa Senhora da Glória, município a aproximadamente 1 hora e 30 minutos de Aracaju. É no Campus Satélite da Universidade Federal de Sergipe que são coordenadas as ações do projeto Coprodução de Soluções baseadas na Natureza para os Polinizadores, parceria com o INPol.
A iniciativa desenvolve, desde 2018, práticas de monitoramento participativo através de ciência cidadã com diferentes públicos. O projeto em questão é voltado ao público universitário, aos estudantes dos módulos Introdução às Ciências Agrárias e Ciências da Vida, do departamento de Educação em Ciências Agrárias e da Terra. O objetivo é promover a atitude científica e formar potenciais multiplicadores de conhecimento sobre o manejo e a conservação dos polinizadores em ambientes naturais e manejados.
Dentro da sala de aula, são utilizadas abordagens interdisciplinares com o olhar de cidadania global afim de gerar autonomia e responsabilidade socioambiental. E em um outro momento, são realizadas saídas a campo para a coleta de dados, em que são aplicados protocolos de outros projetos de ciência cidadã, como o Guardiões dos Polinizadores e o FITCount. A coleta consiste na captura fotográfica de uma interação e o seu envio a um sistema online. Até o momento, a base conta com mais 1.800 identificações e 6.300 fotografias realizadas pelos 748 guardiões locais.

- Professora e pesquisadora Fabiana com alunos dos módulos Introdução às Ciências Agrárias e Ciências da Vida
O projeto pretende fazer ciência junto com a comunidade, abordando questões relevantes para o território, integrada às dimensões do ensino, pesquisa e extensão. Gerar dados utilizados em ações de conservação da biodiversidade e ainda aprender mais sobre os polinizadores da região e seus serviços ecossistêmicos.
O vídeo sobre esse trabalho está disponível no nosso Instagram. Acesse abaixo:
https://www.instagram.com/inct.polinizacao/

