GESTÃO DE RISCOS

As organizações precisam alcançar seus objetivos estratégicos, e, para isso, enfrentam incertezas, as quais podem implicar no surgimento de eventos de riscos.

Por essa razão, é imprescindível determinar o nível de incer­tezas ao qual o Ministério da Infraestrutura - MInfra está preparado a aceitar, na medida em que se empenha em ampliar e aperfeiçoar os serviços a serem disponibilizados à sociedade.

A gestão de riscos traduz-se no processo de identificar, avaliar e admi­nistrar eventos diante de incertezas críticas. As incertezas se originam da incapacidade de determinar, com precisão, a probabilidade da ocor­rência de determinado evento e os impactos a ele associados.

É um processo contínuo, que consiste no desenvolvi­mento de conjunto de ações destinadas a identificar, analisar, ava­liar, priorizar, tratar e monitorar riscos positivos ou negativos, capazes de afetar os objetivos, programas, projetos ou processos de trabalho do MInfra nos níveis estratégico, tático e operacional. 

O gerenciamento de riscos proporciona a excelência na prestação de serviços públicos de qualidade à sociedade, com celeridade e transparência.