Notícias
SFB recebe embaixadas da Colômbia, Venezuela, Peru e Equador
Foto: Ascom/SFB.
Nesta quarta (28), o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Garo Batmanian, recebeu representantes de quatro embaixadas de países vizinhos ao Brasil em uma visita de cortesia. Participaram do encontro os embaixadores do Peru no Brasil, Rómulo Acurio; da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera; e o da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino.
Garo Batmanian explicou as atribuições do Serviço Florestal Brasileiro, bem como seu papel na conservação das florestas em pé, além das ferramentas utilizadas para a gestão do patrimônio verde em território brasileiro, como as concessões florestais para manejo florestal sustentável e para restauração de áreas degradadas. O diretor-geral citou, inclusive, a recente estreia do SFB na B3 – a Bolsa de Valores do Brasil, que resultou no arremate das 4 Unidades de Manejo Florestal (UMFs) da Floresta Nacional do Jatuarana, em Apuí (AM), gerando um incremento de R$ 47,9 milhões de reais por ano (durante 37 anos, que é a duração dos contratos) aos cofres da União.
Os diplomatas também demonstraram interesse sobre o Tropical Forest Forever Facility (TFFF), o Fundo Florestas Tropicais para Sempre. A iniciativa, idealizada pelo governo brasileiro, sugere uma recompensa financeira aos países em desenvolvimento que possuam florestas tropicais e estejam reduzindo seus índices de desmatamento, mantendo as florestas em pé. O TFFF é um projeto inovador, que prevê a captação de US$ 125 bilhões no mercado internacional, podendo beneficiar até 72 países. A proposta ainda está sendo elaborada pelo Governo Federal e a meta é apresentá-la oficialmente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, prevista para novembro deste ano, em Belém (PA).
Também acompanharam a reunião o encarregado de Negócios do Equador, ministro Fernando Guzmán; a encarregada de Assuntos Ambientais e Cooperação Técnica e Científica da embaixada do Peu no Brasil, Juliana Grace Bendezú Quispe; a coordenadora de Temas Internacionais do SFB, Raquel Taitson, o terceiro secretário da DBIO do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Diogo Gonçalves; e o coordenador-geral substituto de Cooperação Bilateral da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MMA, Rafael Brito Pereira.
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 3247-9511
