Notícias
Entrevista
Conheça o novo Conselheiro do CRSFN
|
Lademir Gomes da Rocha foi nomeado Conselheiro suplente do CRSFN em 19 de março de 2025, por indicação do Banco Central do Brasil (BCB). O novo Conselheiro ingressou na Procuradoria-Geral do Banco Central (PGBC) na década de 1990, atuando em representação judicial, consultoria e assessoramento jurídico. Durante sua trajetória, ocupou cargos de liderança na Procuradoria-Regional do BCB no Rio Grande do Sul e integrou o Conselho Editorial da Revista da PGBC. Participou de projetos estratégicos no BCB, como o de Inclusão Financeira, Gestão Legal e Recuperação de Créditos. Lademir também concluiu mestrado e doutorado em direito na UFRGS, com pesquisas sobre constituição econômica e resolução de instituições financeiras. Além disso, lecionou em cursos de graduação e especialização em Administração, Ciências Contábeis, Direito e Finanças. Para o novo Conselheiro, o CRSFN é um espaço plural de revisão das decisões punitivas aplicadas no Sistema Financeiro Nacional, que contribui para a convergência de entendimentos sobre a aplicação das normas sancionadoras, preservando a estabilidade e o regular funcionamento do sistema financeiro, bem como garantindo a adequação das condutas às regras e padrões normativos. Ele vê de forma positiva a participação de representantes dos setores regulados no colegiado recursal, sem considerar isso um risco de captura ou fragilização da aplicação das normas sancionadoras. Na visão de Lademir, os julgados do CRSFN demonstram o compromisso dos conselheiros, inclusive os indicados pelo setor privado, com a eficácia, a eficiência e a equidade da regulação financeira, especialmente no que se refere à prevenção e minimização de riscos e à integridade das transações.
O Conselheiro espera que sua contribuição busque o equilíbrio entre a continuidade da excelência técnica e ético-normativa das decisões do CRSFN, promovendo a evolução gradual do processo decisório e o aprimoramento do conteúdo das decisões tomadas. Ele não acredita em rupturas ou mudanças bruscas, mas sim no avanço a partir do que foi construído com ética, profissionalismo e excelência.
Com mais de três décadas de experiência no BCB e quase 35 anos de serviço público, tendo exercido variadas atividades técnicas e gerenciais, participado de projetos estratégicos e representado os interesses dos advogados públicos federais, Lademir está empolgado em enfrentar esse novo desafio. Ele acredita que essa função exigirá empenho, preparo técnico e prudência no exercício do poder de julgar infrações no mercado financeiro, e vê sua atuação no CRSFN como uma oportunidade ímpar de aperfeiçoamento e aprendizado.
Lademir tem a expectativa de que sua atuação como Conselheiro esteja à altura do desafio, mantendo a tradição de seriedade e profissionalismo dos conselheiros indicados pelo Banco Central. Ele almeja contribuir, sempre que possível, para o aprimoramento da qualidade das decisões do CRSFN.
|
|
05/05/2025
