Notícias
MERCADO DE CARBONO
BNDES abre seleção de propostas para estudo sobre Certificação de Créditos de Carbono no Brasil
Em parceria com o Ministério da Fazenda (MF) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou edital de seleção pública de propostas para execução do estudo técnico Certificação de Crédito de Carbono no Brasil.
A iniciativa tem como objetivo mapear o mercado de certificação no país e seus principais atores. O estudo também busca identificar pontos de aprimoramento das metodologias atualmente utilizadas, analisar os arranjos de governança e apontar oportunidades para a redução de custos e prazos. Espera-se que o resultado ofereça um panorama abrangente da oferta de serviços de certificação no Brasil.
As entregas resultantes terão caráter descritivo e informativo, destinando-se à sistematização de dados, evidências e análises comparativas, e poderão ainda servir de subsídio técnico para o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas à consolidação e ao desenvolvimento do mercado de carbono no Brasil.
"A consolidação do mercado de carbono no Brasil depende do desenvolvimento de todo um ecossistema de iniciativas, de serviços e de conhecimento técnico e científico. A parceria com o BNDES e o MMA objetiva conhecer melhor esse ecossistema, mapeando em detalhes agentes, interrelações, fluxos de informações, produtos e serviços relacionados à certificação", afirma Cristina Reis, Secretária Extraordinária do Mercado de Carbono do Ministério da Fazenda.
Detalhes sobre a parceria podem ser encontradas no site da Secretária Extraordinária do Mercado de Carbono do Ministério da Fazenda, e informações adicionais sobre a seleção estão disponíveis no portal do BNDES.