Notícias
TESOURO NACIONAL
Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira premia escola pública e alunos de Brasília

- Entrega de medalhas e do 1º kit das Olimpíadas de Educação Financeira do Tesouro Direto ao Centro de Ensino Médio EIT
O Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (EIT), instituição de ensino pública localizada em Taguatinga Norte, em Brasília, recebeu, nesta terça-feira (11/3), R$ 100 mil em equipamentos, como premiação da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) 2024. Os recursos serão usados para montar um laboratório de informática. A iniciativa, criada pelo Tesouro Nacional em parceria com a Bolsa de Valores B3, busca promover educação financeira entre os estudantes brasileiros do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, participou do evento de premiação da unidade de ensino e da distribuição de medalhas aos 15 estudantes do EIT que se destacaram na competição. Ele ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento educacional das escolas públicas, salientando a relevância da educação financeira e do conhecimento sobre investimentos para o futuro dos alunos.
“Foi uma experiência muito interessante ver a escola toda mobilizada. São premiadas duas escolas por estado e a programação continua. Vamos continuar essas entregas indo aos extremos do país. Nós traremos novidades para a segunda fase, que será entre essas escolas que foram premiadas na primeira edição, além do anúncio da segunda edição em 2025, buscando alavancar ainda mais a participação dos alunos e levar a educação financeira para todos os nossos jovens”, afirmou Ceron.
Além do Centro de Ensino Médio EIT, outras 53 escolas públicas do país foram sorteadas na Olitef. Cada uma recebeu R$ 100 mil em investimentos com o intuito de transformar o ambiente escolar e a infraestrutura oferecida aos alunos. As instituições tiveram a oportunidade de escolher entre seis opções: biblioteca com mobiliário e livros, laboratório de informática, laboratório de ciências, itens esportivos, laboratório de robótica ou materiais de construção.
O Centro de Ensino Médio EIT optou pelo Laboratório de Informática, que contribuirá para a qualificação do ensino na unidade, por meio da ampliação do acesso dos estudantes à tecnologia e ao conhecimento financeiro. O kit recebido pela escola é composto por 20 notebooks, um gabinete de recarga para notebooks, um conjunto de projetor e tela retrátil com tripé, jogos educativos e duas impressoras multifuncionais.
Durante a cerimônia, alunos e professores expressaram entusiasmo com a conquista e a oportunidade de aprimorar o aprendizado com os novos recursos. “Toda olimpíada do conhecimento promove os estudantes para uma realidade que não necessariamente é deles. Muitos vêm de situações vulneráveis e, ao se colocarem diante dessa experiência e conquistarem um prêmio, concretizam a ideia de que podem enxergar e chegar mais longe. Esse é o resultado de um processo pedagógico bem estruturado, em que os alunos investem no aprendizado e colhem frutos para o futuro”, vibrou o diretor do EIT, Gabriel Rodrigues.
“Quando vi o meu nome na lista, fiquei muito feliz, sem acreditar que era verdade. Eu fui perguntar ao nosso coordenador e ele confirmou que eu era medalhista de ouro na prova do Tesouro Direto. Essa prova me proporcionou conhecimentos que muitas pessoas não têm e eu estou muito feliz com isso”, comemorou a aluna do 2º ano da Instituição e medalhista de ouro da Olitef, Julia Cristina.
Para a aluna do 2º ano e medalhista de prata Daniele Soares, a Olitef foi uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. “A prova ajudou bastante no aprendizado sobre assuntos financeiros, juros e investimentos. Além disso, muitas das questões eram conteúdos que estudamos na escola e que caem em vestibulares. Foi muito bom, tanto como um simulado, quanto como uma conquista pessoal e para a escola. Eu fico muito contente com os prêmios que a EIT recebeu”, comemorou.
A Olitef premiou com medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito 61.689 alunos, representando 87% das escolas participantes na olimpíada. Além disso, cerca de 17 mil professores foram capacitados na jornada de formação em educação financeira nesta primeira edição.
A premiação reforça o compromisso da Olitef em incentivar a educação financeira entre os jovens brasileiros, promovendo conhecimento e inovação dentro das escolas públicas.
Acesse mais informações sobre as premiações da Olimpíada aqui.