São Carlos/SP
Transposição da via férrea em São Carlos/SP
Um dos problemas que assolam a população de São Carlos é a dificuldade de passagem de veículos entre as duas zonas da cidade divididas pela via férrea e também o infortúnio relacionado à capacidade do canal localizado na transposição do Córrego do Monjolinho. A seção do canal de passagem deste córrego sob a ferrovia está muito aquém daquela necessária, provocando, com isto, constantes alagamentos em um dos mais importantes sistemas viários da cidade, que é a chamada rotatória do "Cristo".
Com as intervenções propostas pela Prefeitura de São Carlos, pretende-se diminuir os pontos críticos com a ferrovia e garantir a segurança da circulação viária e dos moradores por eles.
O trecho ferroviário em questão, ligando os municípios de Rio Claro e São Carlos do Pinhal, conforme eram denominados, foi inaugurado no ano de 1884, dentro das principais regiões cafeeiras da Província de São Paulo.
Este trecho está inserido em um corredor ferroviário com comprimento aproximado de 1650 km de extensão, ver figura 31, interligando as cidades de Rondonópolis, Alto Araguaia, Santa Fé do Sul, Araraquara, Campinas e Santos, ver figura. Atualmente é operado pela ALL.
No momento o convênio encontra-se paralisado.