Notícias
XIII Encontro Internacional AACE Brazil Section 2025 reúne servidores do DNIT em São Paulo
A cidade de São Paulo foi palco do XIII Encontro Internacional AACE Brazil Section 2025 – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia de Custos, evento que reúne construtores, consultores, orçamentistas, gestores públicos e privados, planejadores, peritos, advogados e executivos. Foram debatidas e apresentadas questões relacionadas a engenharia de custos, melhores práticas e suas disciplinas, especialmente em casos reais vivenciados nos diversos projetos concluídos ou em andamento atualmente no Brasil. O evento ocorreu no dia 13 e 14 de novembro.
Os temas abordam questões técnicas e gerenciais relacionadas ao ciclo de vida dos projetos, que vão desde o gerenciamento de custos, planejamento, orçamentação, gestão de riscos, administração contratual, inovação, tecnologia, I.A, até discussões macroeconômicas sobre a atual situação da infraestrutura no Brasil, seus desafios e tendências.
O servidor da autarquia, José Antoniel Campos Feitosa, especializado em desequilíbrio contratual e quantificação de responsabilidades, palestrou no painel Modelos de Quantificação do Equilíbrio Econômico-Financeiro: Onde Estamos e Para Onde Vamos. Também esteve presente no encontro, o Coordenador Geral de Custos de Infraestrutura (CGCTI) Caio Saravy Cardoso, que participou da mesa redonda com o tema: A evolução do sistema SICRO e outros sistemas nos últimos anos e as perspectivas.
O evento é de grande relevância para o setor, pois a associação (AACE) está presente em mais de cem países e mantém uma comunidade global de especialistas e um corpo de conhecimento robusto que inclui mais de 120 práticas recomendadas e guias técnicos que cobrem estimativas, riscos, valor agregado e gestão contratual. Desde o ano de 2012, a seção brasileira oferece certificações internacionais, aprimorando cronogramas e impulsionando a excelência técnica nos grandes empreendimentos do país.
Na ocasião o DNIT recebeu uma homenagem institucional em reconhecimento à aplicação de práticas de engenharia de custos em projetos rodoviários, fortalecendo o desenvolvimento técnico e a excelência no setor.

- Caio Saravy Cardoso