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Segurança viária, modernização de rodovias e conexão internacional são destaques do DNIT no segundo dia da Paving Expo 2025
o segundo dia da Paving Expo 2025, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ganhou destaque por sua participação em três painéis da conferência. No primeiro dele, o diretor de Planejamento e Pesquisa da autarquia, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, apresentou ações que têm sido realizadas em prol da segurança viária para os usuários das rodovias federais.

- Segundo dia da Paving Expo 2025
No painel “Rodovias 360º - iRAP”, Luiz Guilherme deu ênfase ao papel do DNIT na implementação da metodologia do Programa Internacional de Avaliação de Rodovia – iRAP nas rodovias federais.
“A autarquia é referência na aplicação dessa metodologia no Brasil, além de pioneira na América Latina. Durante a palestra, falei um pouco sobre o levantamento anterior que fizemos e do planejamento dos próximos anos, já que pretendemos aplicar o iRAP novamente, em um ciclo que vai até 2028 ou 2029”, explicou o diretor.
Em sua fala, Luiz Guilherme também apresentou programas, medidas e ações de manutenção rodoviária que o DNIT realizou ou está realizando com o objetivo de melhorar a segurança das rodovias e reduzir o número de sinistros e, consequentemente, de óbitos no trânsito.
Ele destacou obras e rodovias que ganharam atenção especial após a aplicação da metodologia, como a BR-101, uma das mais extensas do país, e a construção do Contorno de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. A obra está sendo executada com foco especial na segurança viária.
Por fim, o diretor disse que o DNIT estuda um plano especial para um projeto de sinalização de segurança máxima para trechos em que haja escolas à beira das rodovias. A ideia é resguardar a vida dos alunos que precisam circular por essas localidades diariamente.
Pavimento em concreto
À tarde, Luiz Guilherme esteve no painel “Infraestrutura de rodovias em foco: avanço, inovação e sustentabilidade”. Na ocasião, ele destacou importantes rodovias do DNIT que, em sua construção, receberam ou estão recebendo pavimento rígido em concreto, também chamado de whitetopping.

- Luiz Guilherme Rodrigues de Mello
“É uma técnica que temos adotado bastante. Aqui, mostramos projetos que estão em desenvolvimento ou que ainda virarão obra no futuro, além dos avanços técnicos que queremos desenvolver para aprimorar ainda mais a aplicação da metodologia nas rodovias federais”, destacou.
A técnica do whitetopping utiliza placas de concreto sobre o pavimento já existente, melhorando o conforto, prolongando a vida útil e facilitando a manutenção da rodovia.
Relações internacionais
A servidora do DNIT Luciana Nogueira, também diretora-presidente da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), moderou o painel “A conexão entre Estados Unidos, França e Brasil: o que podemos aprender uns com os outros”.

- Luciana Nogueira
O encontro debateu o futuro da pavimentação asfáltica, reunindo especialistas dos três países para compartilhar suas experiências sobre as tendências e inovações que moldam o setor.
Para além da teoria, o painel focou em como a cooperação internacional pode acelerar a transição para sistemas viários mais resilientes, de baixo carbono e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

- Segundo dia da Paving Expo 2025