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Em Sergipe, sistema de pesagem do DNIT fiscalizou 7,3 mil veículos em quatro meses
Com a finalidade de preservar o pavimento e reforçar a segurança nas rodovias federais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) implantou um sistema de pesagem na BR-101, em Sergipe. O monitoramento, realizado por meio da Unidade Móvel Operacional (UMO), está em operação há quatro meses e já fiscalizou 7,3 mil veículos.
A UMO, empregada na BR-101/SE, é equipada com uma balança que realiza a pesagem estática de cada eixo do veículo. O equipamento, localizado nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em São Cristóvão, identificou 1,6 mil toneladas de carga circulando acima do limite legal, o que possibilitou o transbordo para outros veículos, garantindo que o transporte ocorresse dentro dos padrões permitidos. Com a iniciativa, o DNIT não apenas assegura a durabilidade do pavimento, mas também contribui para a proteção da vida e para a promoção de um trânsito mais seguro nas rodovias federais.
A operação do Sistema de Pesagem do DNIT na BR-101 é essencial para reduzir o desgaste prematuro do pavimento, aumentar a segurança viária e melhorar as condições de tráfego. O transporte de cargas acima do permitido é uma das principais causas de deformações e buracos nas rodovias, elevando os custos de manutenção e comprometendo a segurança de motoristas e passageiros.

- Sistema de pesagem do DNIT
Ampliação da capacidade de monitoramento
No início do próximo ano, o DNIT dará início às obras de implantação de dois Postos de Pesagem Mistos (PPMs) em Sergipe. Os novos equipamentos ampliarão a capacidade de monitoramento e tornarão o processo de fiscalização mais eficiente e automatizado.
O PPM é um modelo que combina características dos dois sistemas anteriormente utilizados pela autarquia: os Postos Fixos (PIAFs) e as Unidades Móveis Operacionais (UMOs).
Os PPMs contam com uma Estação de Controle em Pista (ECP), responsável por realizar a pré-seleção automatizada dos veículos a serem fiscalizados. Após essa etapa, os caminhões são direcionados para uma UMO instalada após a ECP, junto a um pátio de pesagem, onde ocorre a verificação detalhada do peso. Caso seja constatado o excesso de carga, são lavradas as infrações e aplicadas as medidas administrativas cabíveis, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Uma das principais vantagens desse sistema é a mobilidade: como as duas balanças previstas em contrato são móveis, as ações de fiscalização podem ser realizadas tanto junto aos pátios quanto em outros trechos da malha rodoviária federal do estado. Essa flexibilidade amplia o alcance e a eficiência das ações de controle de peso executadas pelo DNIT.

- Sistema de pesagem do DNIT