Notícias
DNIT realiza visita técnica ao INPH para avaliar simulações do Pedral do Lourenço, no Pará
As ações para o início das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, no Pará, seguem avançando. Na manhã desta sexta-feira (30), diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estiveram no Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), no Rio de Janeiro, para acompanhar a avaliação do modelo físico que servirá de base para os estudos dos trechos 1 e 4 do projeto.
A comitiva foi recebida pelo coordenador-geral do INPH, Domênico Accetta. Durante a visita, o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Edme Tavares, e o diretor Executivo da autarquia, Carlos Barros, tiveram acesso ao simulador aquaviário que será utilizado nos estudos dos comboios-tipo, além do modelo matemático desenvolvido para simular o comportamento das embarcações nos trechos que passarão pelo processo de derrocamento.
A simulação física é considerada uma ferramenta estratégica para subsidiar tecnicamente as decisões do DNIT, proporcionando maior precisão no planejamento e execução das intervenções. Trata-se de um estudo inédito no Brasil voltado ao modal hidroviário, com destaque para o uso de tecnologias inovadoras no monitoramento do tráfego de comboios.
O projeto de derrocamento do Pedral do Lourenço é uma das principais iniciativas do governo federal para melhorar a navegabilidade na região Norte, impulsionar o escoamento da produção agrícola pelo Arco Norte e fortalecer a logística de transporte interior no país.

- Simulação