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DNIT promove live em alusão ao movimento Maio Amarelo
Em alusão ao movimento Maio Amarelo 2025, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promoveu a live "Limites de Velocidade e Radares nas BRs", nesta terça-feira (13). O evento, realizado de forma híbrida (presencial e online), foi transmitido ao vivo pelo canal da autarquia no YouTube.
Com o objetivo de promover um diálogo qualificado sobre os impactos da velocidade no trânsito, a live reuniu especialistas e representantes institucionais para discutir soluções integradas de fiscalização, educação e políticas públicas. A proposta era de promover uma reflexão de como a gestão da velocidade contribui para a redução de sinistros e para a valorização da vida no trânsito.
De acordo com o coordenador de Multas e Educação para o Trânsito do DNIT, Julio Cesar Donelli Pellizzon, eventos como esse visam promover o diálogo e a conscientização sobre os desafios da segurança viária para fortalecer o conhecimento técnico e ampliar a compreensão sobre o impacto da velocidade nos sinistros e em sua gravidade.
O professor da Universidade de Brasília (UnB), médico e especialista em Saúde Pública e Segurança no Trânsito, Davi Duarte, falou sobre os “Efeitos nocivos da velocidade no trânsito” e afirmou que todos devem ter em mente que quando se reduz a velocidade toda uma população é beneficiada, vide a faixa de pedestres. “Devemos seguir bons exemplos como esse ao invés de acreditar que estaremos perdendo alguma coisa, tempo, ao dirigir mais devagar.”
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a velocidade é considerada o principal fator de risco para mortes e lesões no trânsito, aumentando não apenas a probabilidade de sinistros, mas também a gravidade dos impactos quando eles ocorrem. Estudos apontam que uma pequena redução na velocidade pode diminuir significativamente o número de vítimas fatais e feridos graves nas vias públicas.
Já o engenheiro, pesquisador em mobilidade urbana e segurança viária e professor da UnB, Paulo Cesar Marques, abordou o tema “O real ganho de tempo ao dirigir com velocidade acima da média” e explicou que o principal critério para a definição dos limites de velocidade é o da segurança das pessoas e que ultrapassar o limite seguro da via ou rodovia não gera ganho de tempo para o condutor. A velocidade reduzida gera tempo de reação e faz com que o condutor decida o que é melhor para evitar uma colisão, um sinistro e facilita a frenagem. “Com velocidades menores o conjunto começa a funcionar melhor: o condutor, o veículo, o asfalto, a aderência dos pneus etc., contribuindo para evitar o sinistro ou mesmo para minimizar suas consequências.”
Integrante da equipe da Coordenação de Operações do DNIT e mestre em Transportes e Segurança Viária, integrante, Lucinei Tavares, trouxe dados do Plano Nacional de Controle de Velocidade (PNCV), que visa reduzir os sinistros por meio de radares de velocidade em pontos críticos das rodovias. Os dados confirmaram que em 2024 e em 2025 o DNIT não registrou números de mortes no trecho da BR 104/ AL onde três redutores de velocidade estão operando, comprovando que a redução salva vidas.
Coordenadora-Geral na Associação Civil Rodas da Paz, Conselheira da União de Ciclistas do Brasil (UCB), gestora do projeto Vias Seguras na UCB e representante da América do Sul na World Cycling Alliance, com ampla atuação na articulação e análise de políticas públicas. Recentemente, se dedica à defesa do Projeto de Lei sobre o controle de velocidade média nas vias. Ana Carboni, encerrou a live abordando o Projeto de Lei sobre controle de velocidade média. Segundo Ana, uma diferença de apenas 10 km/h pode significar sair ou não com vida de um sinistro. A fiscalização é a primeira medida mais eficiente na segurança viária, seguida da regulação da velocidade. “É necessário então fiscalizar e diminuir a velocidade para salvar vidas. Ela afirmou que dados divulgados sobre fiscalizar ser indústria da multa são tendenciosos e comunicados de forma equivocada.”
Ana Carboni também comentou sobre o PL 2789/2023 que tem como objetivo atualizar a legislação para que esteja em conformidade com as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) para melhorar a eficiência da fiscalização e permitir que ela seja feita por velocidades médias.
O Maio Amarelo é um movimento internacional que tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a importância da segurança no trânsito. Em 2025, o tema da campanha é "Desacelere. Seu bem maior é a vida", reforçando a necessidade de respeitar os limites de velocidade e adotar práticas responsáveis ao volante.
Desacelere. Seu bem maior é a vida.
Saiba mais sobre o PL 2789/2023 em: https://transitandopelavida.org.br/salvando-vidas/