Notícias
SOLUÇÕES
DNIT participa do 2026 TRB Annual Meeting
Identificar soluções tecnológicas mais recentes que possam ser aplicadas na realidade brasileira. Esta foi a missão do DNIT, com a participação na Reunião Anual do Transportation Research Board (TRB), em Washington D.C., nos Estados Unidos, entre os dias 11 e 15 de janeiro. Na viagem estiveram presentes o diretor de infraestrutura aquaviária substituto, Edme Tavares, o superintendente regional do Piauí, Ribamar Bastos, a coordenadora de acompanhamento de obras, Marília Bomtempo e o coordenador de engenharia da Superintendência Regional no Acre, João Nicácio.
Na avaliação do diretor de Infraestrutura Aquaviária, o evento permite que os servidores tenham contato com novas tecnologias que estão sendo discutidas em diferentes países, possibilitando que a autarquia siga alinhada com produções científicas. “Nossa presença reforça o compromisso do Brasil com o planejamento de longo prazo, a sustentabilidade, a segurança e a eficiência do transporte aquaviário, contribuindo diretamente para a modernização da infraestrutura, a integração logística e o desenvolvimento econômico e social do país”, compartilhou Edme.
O superintendente Regional no Piauí, Ribamar Bastos, acrescentou que é importante observar quais caminhos científicos estão sendo trilhados para que o DNIT tenha o foco nas atuais tendências de mercado, além de otimizar tomadas de decisão. “Esse conhecimento contribui diretamente para a melhoria da qualidade das obras e dos serviços executados no Piauí, além de reforçar a evolução contínua do DNIT com soluções cada vez mais eficientes, seguras e sustentáveis”, destacou.
O que é o TRB?
Transportation Research Board é uma uma divisão das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos, cuja missão é promover o progresso no transporte através da pesquisa, fornecer consultoria especializada em políticas e programas de transporte e divulgar amplamente os resultados da pesquisa, incentivando sua implementação e facilitar o compartilhamento de informações sobre práticas e políticas de transporte.
Sendo um dos principais encontros internacionais sobre transporte e infraestrutura do mundo, o TRB Annual Meeting abrange todos os modos de transporte, com sessões e workshops abordando tópicos de interesse para formuladores de políticas, administradores, profissionais, pesquisadores e representantes do governo, indústria e instituições acadêmicas.
Inovação e tecnologia que já fazem parte do DNIT
Essa, no entanto, não foi a primeira incursão do Departamento no evento. Já em 2022, a autarquia marcava posição no mesmo evento, com o diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello. A participação revela, mais uma vez, uma gestão que busca captar o que há de mais avançado em pesquisa para aplicar nos modais brasileiros, com o objetivo de melhorar os serviços de infraestrutura para a população.
A pesquisa aplicada e a atualização constante de normas e ferramentas técnicas, além do diálogo com Universidades Federais já fazem parte da linha de ação do DNIT. Em todos os projetos há equipes estudando os melhores métodos e soluções capazes de garantir mais resistência, segurança e resiliência. Pioneiros em inovação, o DNIT já se dedica integralmente para que cada obra entregue esteja alinhada às melhores referências do setor, colocando o Brasil em sintonia com os avanços tecnológicos.
Uma pequena retrospectiva do Instituto de Pesquisas em Transportes
Em 2025, a autarquia avançou em estudos voltados à gestão de pontes, com a primeira edição do Manual de Bolso de Inspeção de Pontes, além do lançamento de novas versões de ferramentas como o MeDiNa 2.0, voltadas à análise e ao dimensionamento de pavimentos.
O período também foi marcado pela atualização de normas técnicas fundamentais para a execução e o controle das obras rodoviárias, incluindo novas especificações para pavimentação com misturas asfálticas do tipo SMA, concreto de cimento Portland compactado com rolo e a atualização do procedimento de Registro do Diário de Obras do DNIT, que orienta o acompanhamento e o controle das intervenções rodoviárias em todo o país.
A primeira edição do Caderno Técnico do DNIT e o avanço das edições da Revista ENINFRA também ampliam o acesso a estudos, pesquisas e experiências técnicas desenvolvidas no setor de infraestrutura de transportes.
A importância da otimização de recursos
Conhecer o que há de mais avançado é o primeiro passo para desenvolver e adaptar soluções eficientes. Intervir no momento certo, com a técnica adequada, evita retrabalho, reduz custos e melhora a entrega à população. A aplicação de soluções técnicas e materiais de qualidade prolonga a vida útil dos ativos e gera economia ao longo do tempo. Esses resultados só são possíveis com investimento em conhecimento e na adoção de tecnologias validadas, prioridade para a autarquia.