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DNIT participa de reunião pública para discutir plano de mitigação e redução de impactos à fauna na BR-262/MS

Objetivo é mostrar à sociedade ações da autarquia para preservação da vida silvestre
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Publicado em 05/12/2025 12h19 Atualizado em 05/12/2025 12h42
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Nessa quinta-feira (4), o diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, participou da reunião pública que discutiu o plano de mitigação e redução de impactos à fauna na BR-262/MS, no trecho compreendido entre Aquidauana-Corumbá. Durante o encontro, foram apresentadas a adoção das medidas que já estão sendo implementadas pelo DNIT no trecho da rodovia para a preservação da vida silvestre.

Trecho compreendido entre Aquidauana-Corumbá
Trecho compreendido entre Aquidauana-Corumbá

Além do diretor da autarquia, estiveram presentes o superintendente regional do DNIT no estado de Mato Grosso do Sul, Euro Nunes Varanis, a bióloga e sócia-fundadora da Via Fauna, Fernanda Abra, referência nacional em ecologia de estradas, além de órgãos do governo estadual e federal de transporte e meio ambiente, universidades locais e ONGs com atuação na região do Pantanal.

BR-262/MS
BR-262/MS

O plano de mitigação contempla a instalação de 160 quilômetros de cercamento associados a dezenas de passagens inferiores, bueiros de drenagens, adaptações e pontes sobre rios e de vazantes. Além disso, o plano também inclui pontes artificiais de dossel, específicas para a fauna arborícola, placas de sinalização de travessia de fauna e controle de velocidade.

Fernanda Abra destaca que, para a elaboração do plano, foram necessárias quatro etapas, que consistem em apresentar o grupo alvo que está sendo estudado, em seguida analisar os dados de hotspots, a averiguação das estruturas na rodovia e, por fim, seguir as recomendações das novas estruturas.

Das estruturas recomendadas e que atualmente estão em execução, estão contemplados 18 trechos cercados, dez novas passagens de fauna, 22 bueiros de drenagem, 44 pontes, 20 radares, oito jump-outs, sete pontes artificiais de dossel e 58 acessos de gradil metálico.

Para Fernanda Abra, a BR-262/MS está sendo uma grande vitrine. “Pretendemos levar todo esse conhecimento e essa expertise para muitas outras rodovias do país.”

Fernanda Abra
Fernanda Abra

O DNIT tem como responsabilidade prover a infraestrutura no trecho com um olhar ligado à sustentabilidade. A BR-262 é um grande exemplo dessa característica, sendo considerada uma região com grande concentração de animais atravessando a rodovia.

Com o acompanhamento sendo realizado, será possível analisar os resultados e mostrar para a sociedade os resultados existentes, com o objetivo de diminuir as ocorrências de atropelamentos no local.

A Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT, representada por Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, reforça o compromisso da autarquia com a apresentação dos dados que serão coletados durante o processo de mitigação, como também os cuidados com a fauna no local. “O plano será uma grande proposta. É uma forma de sermos transparentes e comunicar a sociedade tudo que está sendo desenvolvido aqui na rodovia”, disse o diretor.

Visita técnica
O DNIT também participou de uma visita técnica na BR-262/MS, na quarta-feira (3), para acompanhar de perto o monitoramento das espécies. Com o objetivo de proteger os animais da região, foram averiguados diversos dispositivos subterrâneos e aéreos, que servem para a travessia e preservam a biodiversidade da fauna, além de manter a segurança dos usuários nas vias.

A passagem de fauna em rodovias é crucial para preservar a biodiversidade, integrar ecossistemas fragmentados e aumentar a segurança para motoristas e animais. Essas estruturas funcionam como corredores ecológicos que permitem a travessia segura de animais, reduzindo atropelamentos e conectando populações que foram isoladas pela construção das estradas.

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Infraestrutura
Tags: Mato Grosso do Sul
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