Notícias
DNIT participa de inauguração de Centro de Ciência para o Desenvolvimento e Sustentabilidade, em São Paulo
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Diretoria de Planejamento e Pesquisa e do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR), participou da inauguração do Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CDD) - Sustentabilidade e Inovação em Infraestrutura Rodoviária. O evento ocorreu na última terça-feira (2), sob organização da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).
O CDD foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e conta com a participação de pesquisadores de diferentes universidades do país, além de órgãos públicos federais e estaduais, associações de representação, empresas e concessionárias da área de infraestrutura de transportes.
Participaram como pesquisadores do projeto o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, o coordenador-geral do IPR, Luiz Heleno Albuquerque Filho, os analistas em Infraestrutura de Transportes Mário Sergio de Souza Almeida e Beatriz Chagas Silva Gouveia, e o chefe do Serviço Especializado de Pesquisas do DNIT, Nelson Wargha Filho.
O DNIT vai realizar pesquisas em parceria com o CDD relativas ao emprego de RAP (Pavimento Asfáltico Recuperado) na pavimentação, tais como a gestão, as aplicações na reciclagem tanto a quente quanto a frio e a quantificação do impacto ambiental do seu uso, por meio de avaliações laboratoriais e de campo.
Esses estudos acompanham uma tendência de aperfeiçoamento de uso desta tecnologia, visando esclarecer pontos críticos que desestimulam a ampla utilização da técnica de reciclagem dos pavimentos asfálticos no país.
Para o diretor Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, a parceria reforça o compromisso do Departamento com a sustentabilidade. “Será possível oferecer ao meio técnico, um conjunto robusto de informações para a atualização de normas e manuais técnicos, possibilitando uma maior disseminação de conhecimento e promovendo a adoção de práticas sustentáveis e economicamente viáveis na construção de pavimentos, com benefícios diretos para a sociedade”, afirmou o diretor.
Luiz Heleno Albuquerque Filho destaca que a participação do DNIT nesse projeto é estratégica para o futuro da infraestrutura rodoviária brasileira. “Nossa malha viária é uma das maiores do mundo, e as atividades de manutenção, restauração e revitalização de pavimentos asfálticos geram um volume expressivo de RAP. Aproveitar esse material de forma eficiente e sustentável significa reduzir impactos ambientais, otimizar recursos e promover inovação”, disse. “Com o apoio do CDD, teremos subsídios técnicos para atualizar normas e práticas, garantindo que a reciclagem de pavimentos seja incorporada de maneira segura e economicamente viável em nossas obras”, completou.

