Notícias
DNIT participa de evento sobre mobilidade e visitas técnicas na Região Norte
Representantes de Brasília do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estiveram na Região Norte do país entre segunda (11) e quinta-feira (14) participando de diversas ações voltadas ao modal aquaviário.
No Amazonas, entre segunda (11) e quarta-feira (13), as equipes de Operações Aquaviárias e de Patrimônio da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do DNIT realizaram visitas técnicas às Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) nos municípios de Coari e Tefé.
Durante as atividades, foram avaliadas as condições das estruturas físicas dos portos, observadas as operações de atracação e desatracação de embarcações, além da realização de reunião com o prefeito municipal de Tefé para tratar do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o DNIT e a Prefeitura.
“Esse acordo representa um marco na gestão das IP4, ao viabilizar o uso mais eficiente e socialmente relevante desses espaços, por meio da parceria com as administrações municipais”, observou o diretor de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), Edme Tavares de Albuquerque Filho.
Em Coari, a Comissão de Inventariança realizou os trabalhos relativos ao Convênio de Delegação nº 169/2020, firmado com a Prefeitura local — instrumento que transfere à gestão municipal a responsabilidade pela operação e manutenção da instalação portuária.
Mobilidade - Já, nestas quarta (13) e quinta-feira (14), os técnicos da autarquia participaram do evento Transformando o Transporte na Amazônia. Realizado na sede da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em Belém (PA), o encontro reuniu representantes de instituições públicas, organismos internacionais e parceiros estratégicos para discutir soluções sustentáveis e eficientes voltadas à mobilidade na região amazônica.
Diante dos desafios impostos pela complexa geografia local, foram debatidas propostas integradas e inovadoras, com destaque para o papel estratégico do transporte aquaviário como vetor de inclusão, conectividade e desenvolvimento regional.
Entre os temas abordados, destacaram-se o fortalecimento da navegação interior, a ampliação da logística multimodal e a necessidade de uma infraestrutura robusta e adaptada às condições locais, capaz de atender de forma efetiva às populações que vivem às margens dos rios.
Durante a programação, técnicos da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) do DNIT realizaram visita ao estaleiro localizado em Belém, onde está sendo construído o flutuante da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Santana, no estado do Amapá.
As ações integram o compromisso da DNIT em garantir eficiência, segurança e qualidade nas operações portuárias, contribuindo para o desenvolvimento logístico e econômico da região amazônica.

- Visitas técnicas na Região Norte