Notícias
DNIT participa de conferência internacional sobre transporte aquaviário
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou neste mês de setembro, em Memphis (EUA), da Smart Rivers 2025. O evento contou com a participação do diretor de Infraestrutura Aquaviária, Edme Tavares, de servidores da Autarquia e do chefe do Serviço de Engenharia Aquaviária do DNIT, Mauro Medeiros de Carvalho Júnior, que apresentou o trabalho “Avaliação técnica e jurídica de possíveis conflitos entre o domínio dos corpos d’água e a navegação interior no Brasil”.

- Mauro Medeiros de Carvalho Júnior
O estudo foi desenvolvido em conjunto com o procurador federal do DNIT no Rio de Janeiro, Davi de Bastos Gonçalves e Silva, que também esteve presente na conferência, e contou ainda com a coautoria das servidoras Mariana Vaini e Carolina de Lima Neves.
O evento internacional da PIANC (The World Association for Waterborne Transport Infrastructure) é referência mundial em infraestrutura de transporte aquaviário.
O evento
A conferência, que é realizada a cada dois anos, incentiva o intercâmbio técnico-científico, divulga inovações do setor e debate aspectos relacionados à segurança e à sustentabilidade do transporte fluvial, além de apoiar as economias e comunidades que utilizam e dependem dos sistemas de navegação interior.
Sobre o estudo
O estudo abordou aspectos técnicos e jurídicos relacionados aos potenciais conflitos entre a dominialidade dos corpos d’água e a navegação interior no Brasil, trazendo contribuições relevantes para o debate internacional sobre a gestão de hidrovias e a governança da infraestrutura de transporte aquaviário.
O trabalho apresentado pelo DNIT serviu de base para o desenvolvimento dos projetos aquaviários que estão sendo feitos no Rio de Janeiro, sendo o mais recente relacionado ao Acordo de Cooperação Técnica entre a Autarquia e a CODEMAR, empresa pública da Prefeitura de Maricá/RJ, no qual serão desenvolvidos novos empreendimentos aquaviários no Complexo Lagunar de Maricá.
A participação no evento reforça o empenho do DNIT em promover o intercâmbio de experiências e boas práticas internacionais, além de destacar o protagonismo do Brasil nas discussões sobre transporte hidroviário sustentável e eficiente.

- Smart Rivers 2025