Notícias
DNIT, MPor e Governo do Piauí discutem desenvolvimento da Hidrovia do Parnaíba
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recebeu, nessa quarta-feira (16), em Brasília, representantes do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) e do Governo do Estado do Piauí para discutir o desenvolvimento das ações referentes ao Convênio de Delegação da Hidrovia do Rio Parnaíba.
O convênio, assinado entre os entes federais e o governo estadual, transfere ao Piauí a responsabilidade pela administração, manutenção e operação da via navegável do Rio Parnaíba. Com essa delegação, o estado passa a gerir diretamente os serviços da hidrovia, incluindo os atracadouros localizados entre os estados do Piauí e Maranhão, como os trechos Araioses–Canárias (MA), Ilha Grande–Tatus I e II (PI) e Uruçuí–Forquilha (PI).
Durante a reunião, foram debatidas diretrizes operacionais, fluxos de acompanhamento e cronogramas de execução. Aos órgãos federais, MPOR e DNIT, caberá o papel de fiscalização, elaboração de planos de supervisão, além da aplicação de medidas cabíveis em caso de descumprimento das obrigações estabelecidas no convênio.
O Vale do Parnaíba tem extensão total de 1.344 quilômetros, integrando os rios Parnaíba e Balsas. O local é essencial para o transporte regional de cargas, especialmente grãos (soja, arroz e milho) de áreas agrícolas no sul do Piauí, sudeste do Maranhão e regiões próximas.