Notícias
DNIT destaca importância de projetos resilientes para futuro do transporte ferroviário no IX Brasil nos Trilhos
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) marcou presença no IX Brasil nos Trilhos, em Brasília, nessa quinta-feira (2). Com o tema “Sustentabilidade em Movimento”, o principal encontro do setor ferroviário de cargas no país reuniu lideranças do setor, representantes do Governo Federal e especialistas. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
O encontro discutiu o futuro do transporte ferroviário de cargas no Brasil, abordando investimentos, inovação tecnológica, regulamentação e sustentabilidade. No painel “Conviver com os trilhos: integrando comunidades e infraestrutura ferroviária”, o diretor de Infraestrutura Ferroviária substituto do DNIT, Eloi Palma Filho, apontou o conceito de ferrovias resilientes para enfrentar os desafios da malha ferroviária.

- Eloi Palma Filho
“Os projetos precisam ser resilientes, não apenas tecnicamente, mas também do ponto de vista social, já prevendo a implantação das futuras ferrovias, imaginando o crescimento das áreas urbanas para que as vias estejam preparadas e não gere problemas de convivência entre a ferrovia e a área urbana, como temos hoje, por conta do crescimento populacional”, destacou Eloi.
Participaram do painel Daniel de Oliveira Santos, gerente de Fiscalização de Infraestrutura e Serviços da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Benony Schmitz Filho, diretor na Ferrovia Tereza Cristina S.A. e presidente do Conselho de Representantes do SNTF; Vanessa Bega Menezes, gerente geral de Gestão de Impacto Social e Sustentabilidade na Diagonal; com moderação de Francisco Modenesi, diretor Jurídico, Regulatório, Fundiário e Direito Minerários da Bamin.