Notícias
CONCLUSÃO
DNIT conclui manutenção da ponte sobre o Riacho do Mel, na BR-110/PE
No município de Sertânia, região do sertão do Moxotó, em Pernambuco, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), concluiu os serviços de manutenção da ponte sobre o Riacho do Mel, localizada na BR-110/PE. Com o investimento de aproximadamente R$1,4 milhão, a recuperação da Obra de Arte Especial (OAE), executada pelo Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), contou com a execução dos serviços de escoramento da estrutura, recuperação de dois pilares em concreto, recuperação de toda a drenagem, com tubos de aço, substituição das juntas de dilatação no apoio das cabeceiras e pintura geral.
A intervenção teve como objetivo melhorar a mobilidade urbana e o fluxo de tráfego na região, além de preservar o patrimônio público, prolongando a vida útil da estrutura e assegurando que a ponte permaneça operacional por mais tempo. A conclusão dos serviços restabelece a capacidade de carga da estrutura, aumentando sua capacidade de suporte para permitir a circulação de veículos mais pesados com segurança, melhorando a fluidez do transporte de cargas e a mobilidade na região.
A manutenção na travessia também viabiliza o transporte de cargas de maior complexidade logística, como pás e equipamentos eólicos, contribuindo para acelerar a implementação de sistemas sustentáveis de geração de energia no Nordeste e em outras regiões. A ação faz parte do PROARTE, programa do DNIT que atua com a finalidade de eliminar deficiências estruturais e funcionais de pontes, túneis, viadutos e passarelas caracterizados como Obras de Arte Especiais (OAEs), por meio da manutenção preventiva, corretiva e reabilitação.
Importância da rodovia - A BR-110 é uma rodovia federal longitudinal brasileira que atravessa parte da região Nordeste, conectando o estado do Rio Grande do Norte à Bahia. É uma importante rota de escoamento da produção regional e de acesso entre estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia.
#proarte #ponte #mobilidade #recuperação