Notícias
PARCERIA
DNIT assina Termo de Execução Descentralizada com a UFJF
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) celebrou, nesta terça-feira (16), a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a realização de pesquisas com foco no modal ferroviário brasileiro.
A parceria, desenvolvida sob a gestão da Coordenação-Geral do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR), visa a cooperação técnico-científica e intercâmbio de conhecimentos entre a Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP) do DNIT, a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Militar de Engenharia (IME). O objeto tem como finalidade a análise de monitoramento de ferrovias para o desenvolvimento e a validação de tecnologias embarcadas e de controle fixo para o monitoramento de parâmetros de pavimentos ferroviários. Os resultados vão subsidiar decisões sobre manutenção e velocidades operacionais da via, que fomentem métodos de dimensionamento mecanístico – empírico. O valor do projeto é de aproximadamente R$ 8 milhões e o prazo para a execução é de cinco anos.
“A pesquisa proposta assume papel estratégico ao impulsionar a modernização da infraestrutura ferroviária brasileira, integrando tecnologias avançadas de monitoramento e ferramentas computacionais para projeto e simulação. Essa abordagem permite identificar falhas de forma preventiva, otimizar soluções e reduzir custos, garantindo maior eficiência, segurança e sustentabilidade. Além de melhorar a capacidade de transporte e reduzir tempos de viagem, a ação gera impactos sociais e econômicos relevantes, fortalecendo a competitividade nacional”, afirma Luiz Heleno Albuquerque Filho, coordenador do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR) do DNIT.
O diretor da DPP, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, falou do ganho das duas entidades ao celebrarem o TED e destacou que o investimento fortalece não só o trabalho que é feito pelas universidades, mas o desenvolvimento de pesquisa, ciência e capacitação de profissionais do mercado, e, também, o atendimento às demandas do setor público. “A gente tem muita demanda por novos materiais, metodologias e processos. Então, o objetivo é aproximar, fazer ciência aplicada no dia a dia e melhorar nossos projetos e obras e entregar uma infraestrutura de melhor qualidade para a população”, afirma.
Ao liderar essa iniciativa, o DNIT consolida a sua posição como referência técnica e promove um salto qualitativo na engenharia ferroviária do país.
O Termo
O TED é um instrumento de descentralização de créditos entre órgãos e/ou entidades integrantes do Governo Federal. A colaboração da Diretoria de Planejamento e Pesquisa e do IPR com a Universidade permite a execução de programas, projetos e pesquisas na área de infraestrutura rodoviária e ferroviária.
Entre os presentes, estavam a reitora, Girlene Alves, o coordenador do TED na UFJF, professor Flávio Barbosa, o professor do IME, Antônio Guimarães, além de outros pró-reitores da administração superior, professores e estudantes. O DNIT também foi representado pelo chefe da Unidade Local do DNIT em Juiz de Fora, Edson Vander Mendes Ruffo, e outros engenheiros da unidade.
#TED #UFJF
