Notícias
Comitiva do DNIT visita obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO)
Capacitação em Goiás teve como objetivo conhecer tecnologias e incorporar práticas de engenharia ferroviária
Publicado em
29/07/2025 15h35
Atualizado em
30/07/2025 11h23
Uma comitiva do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), formada por representantes da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF), visitou as obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). A equipe saiu de Brasília com destino ao estado de Goiás para conhecer o andamento da construção de 383 quilômetros de trilhos, que vai conectar o Centro-Oeste ao restante do Brasil e viabilizar novos caminhos para o comércio internacional de produtos agrícolas e minerais. A ferrovia é um dos projetos logísticos mais ambiciosos do país, conduzido pela Vale S/A. A empresa concessionária é a responsável pela implantação da obra, na modalidade Investimento Cruzado.
A visita técnica foi realizada nos dias 23 e 24 de julho com o objetivo de promover uma capacitação aos servidores do DNIT. No primeiro dia, a comitiva esteve no canteiro de obras do Pacote 2, a cargo da Construtora Aterpa, em Nova Iguaçu de Goiás (GO). Os servidores da autarquia assistiram a uma apresentação do projeto da ferrovia e do andamento da construção. Depois, a comitiva conheceu a maquete da FICO para aquele trecho.

- Servidores do DNIT acompanharam apresentação do andamento da construção que conta com 40,14% de avanço
No segundo dia, foi a vez de visitar as obras do km 6, em Mara Rosa (GO), que já recebeu os serviços de superestrutura, com a instalação dos dormentes e trilhos da linha ferroviária. A comitiva também esteve nos canteiros do Pacote 3, onde avançam os serviços de terraplenagem e drenagem, além da visita à ponte e à plataforma. A imersão foi concluída com uma apresentação da equipe da Vale, que detalhou o avanço físico de 40,14% do empreendimento e as próximas etapas da construção.
O diretor de Infraestrutura Ferroviária substituto, Eloi Palma Filho, afirma que acompanhar in loco a implantação da ferrovia representa uma oportunidade de qualificação: “Como um órgão multimodal, entendemos que é muito importante para o Brasil aumentar o número de ferrovias e melhorar a qualidade daquelas já existentes. Em função disso, fizemos essa visita de campo na obra da FICO para poder acompanhar as metodologias construtivas mais atuais, adaptar essas práticas nos nossos normativos e, com isso, aumentar a profusão do conhecimento em todo o território nacional”, afirmou, ao ressaltar que o projeto possui uma infraestrutura moderna e de alta capacidade.
A FICO faz parte de uma política de desenvolvimento logístico do Brasil para interligar os polos produtores de grãos do Centro-Oeste até a Ferrovia Norte Sul. A ferrovia interligará os municípios de Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Terezinha, Crixás, Nova Crixás e Aruanã, em Goiás, e também os municípios de Cocalinho, Nova Nazaré e Água Boa, em Mato Grosso. A FICO é outorgada por lei à Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A (Infra S/A).


