A atividade contempla o emprego de meios terrestres, aéreos e fluviais, com a realização de ações em diferentes cenários: nos rios, em terra firme, no mar e no espaço aéreo. O foco é ampliar a interoperabilidade entre as Forças, ou seja, a capacidade de atuarem de forma coordenada, além de testar os sistemas de Comando e Controle em um ambiente desafiador como a região amazônica.
Mapa Operação Atlas
Fase 1 – Planejamento Integrado: 30/06 - 11/07
A etapa ocorre na Escola Superior de Defesa, em Brasília, e é dedicada ao planejamento conjunto das ações das Forças Armadas. Serão definidos os procedimentos de deslocamento estratégico, os sistemas de comando e controle, além da análise de cenários e problemas simulados.
Fase 2 – Deslocamento Estratégico: 27/09 - 1/10
Caracteriza o término da movimentação de pessoal e equipamentos militares em direção à área de atuação na Amazônia e na região marítima da foz do Amazonas.
Fase 3 – Exercício no Terreno: 02/10 - 11/10
Ocorre diretamente no terreno, abrangendo os estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e envolve a execução das ações previamente planejadas. As Forças Armadas colocam em prática as operações táticas em campo, com atividades integradas em ambientes terrestre, fluvial, marítimo e aéreo.
Etapa Atlas Armas Combinadas: 07/09 - 16/09
Realização de fogos reais e ações táticas, simulando a conquista e defesa de objetivos militares em Formosa (GO).
Etapa Atlas Anfíbia: 26/11 - 06/12
Realização de operações marítimas e desembarque de tropas no litoral do Espírito Santo.
