Controle Interno e Auditoria
Publicado em
17/07/2025 16h18
Atualizado em
07/10/2025 17h01
Comprovando a legalidade e avaliando os resultados da gestão
O controle interno é formado por um conjunto de atividades, planos, métodos, procedimentos e rotinas organizadas pela administração pública. Seu objetivo é garantir o bom funcionamento da gestão pública, avaliando o cumprimento das metas estabelecidas no plano plurianual e nos programas de governo, verificando a legalidade dos atos e a eficiência, eficácia e economicidade dos resultados alcançados pelos órgãos.
Além disso, o controle interno atua no acompanhamento das operações financeiras, orçamentárias e patrimoniais, oferece suporte ao trabalho de fiscalização exercido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e busca prevenir e identificar eventuais erros, fraudes e irregularidades.
No âmbito do Ministério da Defesa, a Secretaria de Controle Interno (CISET/MD) é a responsável por exercer essas atribuições. Ela atua como órgão setorial do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCIPEF) e presta assistência direta e imediata ao Ministro da Defesa no apoio à supervisão ministerial. Suas competências estão definidas no art.10 do Decreto nº 11.337, de 1º de janeiro de 2023, com foco principal na auditoria interna governamental, abrangendo atividades de avaliação, consultoria e apuração. Além disso, cabe à CISET/MD a supervisão técnica, a coordenação das ações integradas e a orientação normativa das unidades de controle interno dos Comandos Militares.
Garantindo a Transparência e a Boa Gestão
A Auditoria, no âmbito da administração pública, é um processo sistemático e independente de avaliação das atividades, processos e controles internos de um órgão ou entidade. Seu principal objetivo é verificar a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos públicos e no alcance dos objetivos institucionais.
Por meio da auditoria, busca-se identificar possíveis irregularidades, ineficiências ou áreas de risco, oferecendo recomendações para aprimorar a gestão, fortalecer os controles internos e garantir a correta utilização dos recursos da sociedade. É um instrumento fundamental para a transparência, a responsabilização e a prevenção de fraudes e corrupção.
A auditoria pode ser realizada por órgãos de controle interno (como as unidades de auditoria interna de cada ministério) ou por órgãos de controle externo (como o Tribunal de Contas da União - TCU). Ambas as instâncias desempenham um papel crucial na fiscalização da gestão pública e na promoção da boa governança.
No âmbito do Ministério da Defesa, a auditoria interna é realizada pela Secretaria de Controle Interno (CISET/MD), exercendo uma função independente e objetiva de avaliação e consultoria para aprimorar a governança, os controles internos e o gerenciamento de riscos dentro do MD.
Para acessar os principais relatórios de auditoria e conhecer mais sobre as ações realizadas, clique no botão abaixo: