Notícias
DESPEDIDA
Nota de pesar: Tata Nzingue Lumbondo
É com pesar que o Ministério da Cultura (MinC) recebeu a notícia da morte do diretor geral da AbenTumba e membro do Conselho Religioso do Tumba Junsara, Tata Xicarangoma Nzingue Lumbondo, nesta segunda-feira (7), aos 77 anos. Conhecido nacionalmente como Chuchuca, lutou durante toda a vida pelo respeito e fortalecimento das tradições do candomblé Kongo/Angola.
Esmeraldo Emeterio de Santana Filho, nome registrado em sua certidão de nascimento, serviu à Marinha do Brasil, onde atuou na área da saúde. Em 1975, foi iniciado na religião e passou a entoar cânticos para os Mikisi - divindades da natureza -, que geravam grande comoção. Sendo grande combatente da intolerância religiosa e defensor dos povos tradicionais de matriz africana pelas corporações militares.
Entre suas metas estava ver concluídas as obras no Terreiro Tumba Junsara - local reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan em 2018, impossibilitado de receber cerimônias desde sua interdição pela Defesa Civil, em 2019.
Diante dessa partida, o MinC se solidariza aos familiares, amigos e admiradores desse importante nome da nossa cultura.