Notícias
AVISO DE PAUTA
Ministra da Cultura cumpre agenda na Bahia com ações de valorização cultural e reconhecimento dos territórios
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, cumpre agenda na Bahia entre os dias 15 e 17 de janeiro. O primeiro compromisso será na capital Salvador, nesta quinta-feira (15), onde participa das cerimônias da Lavagem do Bonfim, começando às 7h30, no culto ecumênico na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Esse ano, o tema da Festa do Bonfim é “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”. Reconhecida nacional e internacionalmente, a celebração evidencia a força de uma devoção que atravessa o Brasil há 280 anos, desde a chegada da imagem à Bahia. O cortejo, os ritos religiosos e as manifestações populares que movimentam a Colina Sagrada consolidam a festa como um símbolo de fé, tradição e diversidade cultural.
Na sexta-feira (16), a agenda segue em Salvador, no ato de celebração do contrato de cessão com a Caixa Econômica Federal do Palacete Saldanha (Liceu de Artes e Ofícios da Bahia), espaço que sediará a nova Caixa Cultural de Salvador. À tarde, em Cachoeira, fará a entrega da placa de reconhecimento do Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê como Patrimônio Cultural do Brasil, assina a Ordem de Serviço das obras emergenciais da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e participa da cerimônia de abertura e homenagem da 7ª edição do Rede Capoeira - Heróis Populares. Na ocasião, será realizada a entrega do Troféu Sankofa, honraria que reconhece mestres e mestras da capoeira, do samba de roda e da religiosidade popular que dedicaram a vida à preservação e à transmissão dos saberes ancestrais.
No sábado (17), a ministra da Cultura vai a Santo Amaro da Purificação para a assinatura da Ordem de Serviço para início da obra de restauração e requalificação da Feira Bembé do Mercado, que acontecerá no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
As obras serão realizadas com recursos do Novo PAC com investimento total de R$ 28,5 milhões e executadas pela Prefeitura de Santo Amaro e acompanhadas pelo Iphan; o prazo de execução das obras é de dez meses. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e considerado o maior candomblé de rua do mundo, o Bembé do Mercado reúne integrantes de terreiros de Candomblé no Largo do Mercado, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano.
À noite, a titular do MinC participa como jurada da 45ª Noite da Beleza Negra. A cerimônia é promovida pelo Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil.
SERVIÇO
15 de janeiro (quinta-feira) - Salvador
Lavagem do Bonfim
Horário: a partir das 7h30
Local: da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia à Igreja do Bonfim
16 de janeiro (sexta-feira) - Salvador e Cachoeira
Manhã
Ato de celebração do contrato de cessão com a Caixa Econômica Federal do Palacete Saldanha (Liceu de Artes e Ofícios da Bahia), espaço que sediará a nova Caixa Cultural de Salvador
Horário: 11h
Local: Palacete Saldanha – Rua Guedes de Brito, 14, Centro, Salvador
Tarde
Assinatura da Ordem de Serviço das obras emergenciais na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
Horário: 15h
Local: Largo dos Remédios, s/n, Cachoeira
Entrega da Placa do Terreiro Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê
Horário: 16h
Local: Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê, Cachoeira
Cerimônia de abertura e homenagem da 7ª edição do evento Heróis Populares – Rede Capoeira
Horário: 17h
Local: Praça Ubaldino de Assis – Centro Histórico de Cachoeira
17 de janeiro (sábado) - Santo Amaro da Purificação e Salvador
Assinatura da Ordem de Serviço da obra de restauração e requalificação da Feira Bembé do Mercado
Horário: 10h
Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Purificação
45ª Noite da Beleza Negra (jurada)
Horário: 21h
Local: Senzala do Barro Preto – Rua do Curuzu, Salvador
Outras informações
Assessoria de Imprensa MinC
imprensa.minc@cultura.gov.br
Canal do MinC no WhatsApp