Iberbibliotecas
Sobre o programa
O Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) busca promover o acesso livre e gratuito à leitura e à informação para todos, por meio de uma rede iberoamericana de cooperação entre bibliotecas públicas, para gerar sinergias e potencializar recursos em benefício comum a todos os países membros do Programa. É liderado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), e a Unidade Técnica está a cargo do Centro Regional para a Promoção do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC).
Atualmente, o programa é formado por 13 países e cidades membros:
- Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru.
- Cidades: Medellín (Colômbia) e Quito (Equador).
Anualmente, o programa contribui com as seguintes ações para as bibliotecas públicas e comunitárias do Brasil:
Concurso de ajudas
Programa de apoio a projetos de bibliotecas públicas e comunitárias nas cidades e países membros do Iberbibliotecas.
Concurso de bolsas de assistência a eventos
A bolsa de assistência a eventos internacionais está destinada a promover a participação de bibliotecárias e bibliotecários em congressos, seminários ou feiras literárias internacionais
Concurso dos cursos
Programa de capacitação virtual para pessoas vinculadas às bibliotecas públicas e comunitárias do Brasil. São oferecidos cursos virtuais diversas vezes por ano, acompanhe no site do Programa Iberbibliotecas.
Concurso de estágios internacionais
Programa de intercâmbio internacional para melhorar as competências profissionais, a comunicação e a colaboração entre profissionais de bibliotecas ibero-americanas.
Para saber mais, acesse o site oficial do Iberbibliotecas aqui.